Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

PANDEMIA NO BRASIL

Brasil bate recorde de mortes em fase mais letal da pandemia

Média móvel de mortes está acima de mil há 43 dias e desde o último sábado bate recordes diários

por Fernanda Oening em 05/03/21 12:03

O Brasil enfrenta o momento mais letal da pandemia de covid-19. Nos últimos dias, o país bateu recorde de mortes diárias, com alto risco de colapso na rede pública e privada de saúde, com leitos de UTI lotados e uma campanha de vacinação que avança a passos lentos.

A média móvel de mortes está acima de mil há 43 dias e desde o último sábado bate recordes diários.

Sepultamentos no Cemitério Nossa Senhora Aparecida causado pela pandemia de Covid-19 no Amazonas.
(Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Nesta semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora os números da doença, declarou que pela primeira vez desde o início da pandemia, verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores.

Apesar do cenário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que as pessoas “precisam enfrentar os problemas sem frescuras e sem mimimi” e questiona até “quando ficarão chorando”. O presidente continua defendendo que as pessoas saiam de casa e voltem ao trabalho, mesmo com o aumento de casos e mortes.

No Dinheiro na Conta desta quarta (4), o cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt, fez uma análise do avanço do coronavirus no Brasil. Para ele, o colapso na saúde ainda pode piorar e afirma que ainda não chegamos a esse ponto porque em alguns estados brasileiros ainda existem vagas de UTI.

Em São Paulo, por exemplo, 15 hospitais da rede pública já se encontram com 100% de leitos ocupados. A Região Sul do país está numa situação crítica, assim como o estado de Minas Gerais.

Issac relembra que a curva vem em crescente desde setembro de 2020, quando houve um aumento de mobilidade da população e, nesta época, já alertava para a chegada da segunda onda do vírus.

Ele também alerta para a mudança de perfil dos pacientes e considera que os idosos estão mais isolados neste momento da pandemia, enquanto os jovens flexibilizaram.

“Houve um aumento positivo de pessoas infectadas entre 18 e 30 anos de idade. E uma diminuição de casos em pessoas mais idosas, acima de 80 anos”. Para o cientista de dados, as únicas medidas capazes de brecar a pandemia são a realização de um lockdown e a vacinação em massa.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR