Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

compra de vacina

Ministério da Saúde assina contrato para compra de 54 milhões de doses da Coronavac

Outras 46 milhões de doses da Coronavac já foram adquiridas

por Fabiana Novello em 16/02/21 18:10

O Ministério da Saúde assinou contrato com o Instituto Butantan para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina Coronavac. O Butantan é responsável pela produção do imunizante no Brasil. Outras 46 milhões de doses do imunizante já tinham sido adquiridas. A expectativa é que todas as doses sejam distribuídas aos estados ao longo do ano até setembro.

Em nota, o secretário executivo da pasta, Elcio Franco, afirmou que o governo podia comprar essa remessa até o dia 30 de maio, segundo acordo firmado com o Butantan em janeiro. “Preferimos adiantar a confirmação para termos logo essas 54 milhões de doses”, declarou.

Doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O anúncio da compra ocorre quando muitas cidades já registram falta de vacina. O Rio de Janeiro vai suspender a imunização a partir de amanhã porque não tem mais doses disponíveis para serem aplicadas. A expectativa da prefeitura é retomar a vacinação na semana que vem.

O Ministério da Saúde também informou que deve assinar nos próximos dias contratos com a União Química para a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V e com a Precisa Medicamentos para aquisição de 30 milhões de doses da Covaxin. Esses dois imunizantes, no entanto, ainda não têm autorização de uso emergencial nem de registro definitivo da Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve fazer inspeção nas fábricas que vão produzir as duas vacinas em março.

A nota do Ministério da Saúde diz ainda que o país vai receber até dezembro 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility. Outro contrato firmado é com a Fundação Oswaldo Cruz para o fornecimento de mais 222,4 milhões da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR