Dirigida pela jornalista Juliana Causin, a obra expõe as consequências da crise sanitária no desenvolvimento das crianças e o impacto dessas marcas no futuro do Brasil
por Vitor Hugo Gonçalves em 25/08/21 23:10
Estreia nesta terça-feira (24), às 20 horas, no canal MyNews, o documentário “Geração Covid – Impacto da pandemia na primeira infância”, obra dirigida pela jornalista Juliana Causin. Em formato de reportagem especial, o material expõe os impactos da crise sanitária sobre a estrutura social brasileira, evidenciando, sob a perspectivas de desiguais realidades, as principais adversidades que influenciam no desenvolvimento das crianças.
Com apoio do Dart Center for Journalism and Trauma, centro de estudos para jornalistas da Columbia University, Juliana Causin traçou um roteiro amplamente capaz de demonstrar como, em pouco mais de um ano, a pandemia afetou a primeira infância, investigando ainda as possíveis consequências socioeconômicas desse crítico cenário nacional.
Da rotina de mães que têm lutado para conseguir cuidar de seus filhos em casa, sem o suporte da escola, passando pelo isolamento social e a experiência de luto, até as famílias que conseguiram aproveitar o tempo maior de convivência com as crianças, o documentário revela as marcas que essa geração levará para o futuro.
Idealizadora da produção, Causin conta, referindo-se ao recorte econômico apresentado pelo material, que pesquisadores, cientistas e economistas têm, cada vez mais, se debruçado sobre a importância da primeira infância: “Esse início da vida é determinante para o desenvolvimento humano. Os primeiros seis anos são um fundamento de como essa criança vai se desenvolver, tanto no aspecto emocional, quanto no desenvolvimento cerebral, de criação das capacidades cognitivas – é a base do que essa criança vai ter de potencial no futuro”.
Sobre os efeitos da pandemia, a longo prazo, no progresso individual, que posteriormente se reflete na construção do meio social, a jornalista ressalta o fechamento das escolas, caracterizando como fator fundamental para a consolidação de diretrizes comportamentais.
“Quando a gente olha para a pandemia, temos um primeiro efeito: o fechamento de creches e escolas. A escola, na primeira infância, é muito importante justamente por causa dessas habilidades – de sociabilidade e cognição; a criança, quando vai para esse espaço coletivo, ela tem o primeiro contato com outras pessoas que não são do seio familiar, o que reflete um momento extremamente importante. O documentário busca entender como o fechamento das escolas impactou a primeira infância para além, também, do desenvolvimento social das crianças”.
Mesmo que delineadas pela pauta pandêmica, as condições financeiras, atreladas a obtenção ou não de determinados privilégios, são exteriorizadas no documentário, revelando uma hostilidade que vai muito além do contágio e temor da covid-19.
Retomando a relevância do ambiente escolar, Juliana Causin conta que para “as crianças de estratos sociais mais altos, a escola tem toda essa importância da sociabilidade, do desenvolvimento, do brincar… Mas, para as famílias mais pobres, a escola também é importante por ser um ambiente de alimentação, de cuidado. Fora isso, do ponto de vista social, a pandemia agravou muito os indicadores de fome, de pobreza, e tudo isso acaba refletindo na infância”.
“O que os especialistas ouvidos dizem é que o ambiente estressado, o ambiente em que os adultos, familiares, estão preocupados em sobreviver acaba gerando um estresse nas crianças, fator que impacta diretamente no desenvolvimento”, complementa Causin.
O documentário mostra as diferentes e distantes realidades que muitas vezes convivem em um pequeno universo social – definido, no material em questão, pela cidade de São Paulo. Com o depoimento de mães que vivem situações de maior vulnerabilidade, entrevistas com professoras de escolas públicas e privada, conversas com famílias com mais recursos financeiros e a presença de diversos especialistas (economistas, psicólogos e pediatras), o filme traz para o público as consequências não imediatas desse momento de crise.
Juliana Causin sintetiza: “Fora tudo isso, há o próprio medo da pandemia. O luto, que muitas vezes faz parte da vivência dessa criança; o distanciamento social; o fato delas não poderem, muitas vezes, se encontrar com familiares; o medo da doença, de adoecer… Tudo isso gera marcas nas crianças. O documentário, então, olha para esses aspectos principais: o impacto do fechamento das escolas, o impacto da crise econômica e o impacto das condições que a pandemia impõe sobre as crianças”.
Às 20h30 desta terça (24), haverá uma mesa redonda no Canal MyNews, com participação de Juliana Causin, do escritor Pedro Bandeira, da jornalista do portal Papo de Mãe, Mariana Kotscho, da psicóloga Cíntia Aleixo, e do diretor executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho. Causin também preparou um conteúdo especial para o site do Canal MyNews, que será disponibilizado nesta quarta (25), quinta (26) e sexta (27).
Direção, roteiro e reportagem: Juliana Causin
Captação de som e imagem: Cristiano Fukuyama
Imagens de drone: Menino do Drone – Fluxo Imagens
Montagem: Victor Zana
Edição: Cezar Fernandes
Finalização: Carlos Eduardo Borges de Castro
Apoio e orientação: Mariana Kotscho
Artes e motion designer: Paulo Caetano
Redes sociais: Júlia Melo
Direção de operações do MyNews: Luciana Festi
Direção de produção do MyNews: Ana Konichi
Direção geral do MyNews: Beatriz Prates
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR