Clube do Livro

Desconto de 30%

Escola de contos eróticos para viúvas é a obra do mês no Clube do Livro do My News

Sucesso da autora Balli Kaur Jaswal levou produtora de cinema de Ridley Scott a adquirir os direitos de filmagem.

por Myrian Clark em 10/01/22 16:15

O título “Escola de contos eróticos para viúvas” chama a atenção e garanto a vocês que o livro vai muito além da capa. A obra teve os direitos de tradução vendidos para mais de dez países. No Brasil, foi lançado pelo selo Essência, da editora Planeta, que dá 30% de desconto na compra do livro para os membros do My News.

Fazendo jus ao nome, vocês vão ver alguns contos eróticos narrados de maneira até bem explícita. O bacana é que estão num contexto e levantam pontos importantes para a discussão da sexualidade da mulher, conservadorismo, misoginia, feminicídio, casamento, tabus… Ah, e importante, há passagens engraçadas e divertidas na história.

No mês de janeiro, Mara Luquet vai conduzir o encontro entre leitores e essa obra certamente vai render muitas conversas.

Outro ponto interessante é conhecer um pouco mais da cultura punjabi. Uma cultura bastante patriarcal, em que as mulheres têm pouca liberdade, mas formam uma comunidade bastante unida. Curioso ver como, através de um grupo de escrita, as mulheres se empoderam e vão atrás dos seus desejos.

Punjab é um estado do noroeste da Índia, localizado próximo ao Paquistão e da região da Caxemira. É  também lar de uma das mais antigas civilizações do mundo, a civilização do Vale do Indo.  A palavra “Punjab”‘ é uma combinação das palavras persas panj (cinco) e ab (água). Uma tradução ao pé da letra seria “terra dos cinco rios”. Politicamente, o estado do Punjab é o resultado de uma divisão entre Índia e Paquistão, após a partilha britânica em 1947. O Paquistão recebeu 62% do Punjab, que se tornou uma província do Paquistão. Em 1966, a parcela da Índia foi dividida em três estados: Punjab, Haryana e Himchal Pradesh. O noroeste tornou-se o estado de Punjab, onde 60% da população é formada pelos sikhs, cuja religião é contrária aos preceitos hinduístas.

Mesmo depois da criação do estado de Punjab, uma reivindicação dos sikhs, sempre houve tensão e pressão por autonomia e a criação de um país independente da Índia. Os sikhs agregaram em sua religião características do islamismo, como o monoteísmo e a proibição da idolatria. Nem a figura de Deus deve ser representada. Há uma grande confusão com a aparência dos sikhs. Eles utilizam vestimentas e barbas compridas, semelhantes às usadas pelos islâmicos. Nos EUA, desde os ataques de 11 de setembro, os sikhs sofrem com xenofobia e perseguições.

Sinopse: 

A história do livro se passa em Londres. Conta a vida de Nikki, filha de imigrantes indianos, que na maior parte de seus vinte e tantos anos se distanciou da tradicional comunidade sikh em que nasceu por preferir uma vida mais independente e ocidentalizada. Depois da morte repentina de seu pai, a família passa por problemas financeiros. Nikki sente-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, e encontra um uma oportunidade: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi de Londres.

Logo de cara ela percebe que as viúvas sikh, suas alunas, precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas… e não contos literários. Frustrada, Nikki se questiona a respeito da empreitada. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, as alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Vocês vão adorar a jornada desse grupo contando e escrevendo histórias que estavam guardadas dentro delas.

Quem é Balli Kaur Jaswal, autora escolhida para o clube do livro do My News em janeiro

Balli Kaur Jaswal é nascida e criada em Cingapura. Já participou de diversos festivais literários internacionais, além de realizar workshops e palestras. Ex-aluna da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, Jaswal ensinou Escrita Criativa no Yale-NUS College e na Nanyang Technological University, onde cursou doutorado. Escola de contos eróticos para viúvas é seu terceiro romance e foi escolhido para o clube do livro da atriz Reese Witherspoon em 2018. Os direitos de tradução foram vendidos para mais de dez países e no cinema foram adquiridos pela produtora de Ridley Scott.

Avaliações da obra: 

“Alternando entre erótico, romântico e misterioso, este livro sobre mulheres desafiando a cultura patriarcal encanta os leitores”  Kirkus Reviews

“Esta é uma história sobre a libertação de mulheres de todas as idades, e sobre o empoderamento necessário para que possam expressar seus desejos, seus sonhos e o que faz com que elas se sintam bem. Acima de tudo, é um livro sobre como mulheres de diferentes gerações podem se unir para mudar duas comunidades” Reese Witherspoon, atriz de Big Little Lies, Legalmente Loira e Walk the Line, filme que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz.

Anote aí na agenda: 

Dia 25/01 às 19h

Live com a tradutora da obra, Flávia Souto Maior

Dia 25/01 às 20h

Encontro entre os leitores com mediação de Mara Luquet

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR