Comunicado alerta para a necessidade de avançar com a vacinação da população contra o covid-19
por Redação em 09/08/21 10:23
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um alerta sobre o surgimento de novas variantes do novo coronavírus no Brasil e sobre a necessidade de manter as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em locais públicos, abertos ou fechados. O comunicado da Fiocruz faz menção especialmente à variante Delta – que tem alta transmissibilidade, e alerta para a necessidade de avançar com a vacinação da população, para evitar um novo aumento do número de infecções, internamentos e mortes provocados pelo covid-19.
Além da pandemia do Sars-CoV-2, a avaliação da Fiocruz também se baseia na análise dos boletins epidemiológicos, que também apontam maior incidência de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) – com níveis altos ou muito altos. Entre as iniciativas para impedir a disseminação da variante Delta está a aplicação das duas doses das vacinas. O Brasil alcançou 50% dos adultos vacinados com a primeira dose de algum dos imunizantes que estão sendo aplicados no país, enquanto apenas 20% tomou as duas doses e completou o esquema vacinal.
Os dados analisados pela Fundação Oswaldo Cruz apontam aumento no percentual de óbitos de idosos (de 27,1% para 37,5%) e na proporção dos óbitos (de 44,6% para 62,1%). Em contrapartida, observa-se redução nas internações nas faixas etárias de 50 a 59 anos e na faixa dos 40 aos 49 anos.
Em relação à ocupação dos leitos no Sistema Único de Saúde (SUS), 19 estados estão fora da zona de alerta, com ocupação inferior a 60%; seis estados e o Distrito Federal estão na zona de alerta intermediário e apenas Goiás está com taxa superior a 80% de ocupação dos leitos hospitalares.
Entre as capitais, duas estão com taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima de 80%: Rio de Janeiro (94%) e Goiania (94%). Oito capitais estão na zona de alerta intermediário: São Luís (69%), Fortaleza (65%), Belo Horizonte (60%), Curitiba (67%), Porto Alegre (66%), Campo Grande (74%), Cuiabá (74%) e Brasília (61%). Dezesseis capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho (40%), Rio Branco (26%), Manaus (59%), Boa Vista (58%), Belém (49%), Macapá (33%), Palmas (49%), Teresina (50), Natal (39%), João Pessoa (23%), Recife (34%), Maceió (21%), Aracaju (46%), Salvador (44%), Vitória (46%), São Paulo (45%) e Florianópolis (36%).
* Com informações da Fundação Oswaldo Cruz
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR