O governo do Japão proibiu a entrada de turistas estrangeiros no país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos por causa da pandemia de covid-19. A decisão foi tomada após uma reunião entre o Comitê Organizador, os Comitês Olímpico Internacional e Paralímpico Internacional e governantes japoneses.
Apenas japoneses e estrangeiros residentes no país poderão adquirir ingressos para acompanhar as competições nas arenas.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, lamentou a medida, mas reconheceu que era a decisão certa a se tomar.
“É muito triste, mas a decisão era inevitável”, disse a governadora.
A medida partiu das autoridades japonesas devido ao avanço da pandemia em todo o mundo. A presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto, disse que esta era uma questão de segurança para atletas e a população japonesa.
“No momento, a situação da covid no Japão e em muitos outros países é muito desafiadora. Há restrições globais. As partes do lado japonês não poderiam garantir a entrada de torcedores do exterior sem afetar a segurança dos Jogos para os participantes e para o povo japonês. Estes Jogos serão completamente diferentes dos outros, mas a essência será a mesma, com os atletas dando o melhor e inspirando o mundo”, afirmou Hashimoto.
O Comitê Organizador confirmou que 600 mil ingressos haviam sido vendidos para as Olimpíadas e 30 mil para as Paralimpíadas para estrangeiros. O Comitê anunciou que vai devolver o dinheiro desses ingressos, mas não detalhou como e quando esse processo acontecerá.
O impacto financeiro da proibição de turistas não foi anunciado já que as autoridades japonesas ainda aguardam uma definição de qual será a capacidade das arenas para receber o público. Os organizadores acreditam que isso será decidido no mês que vem, quando as autoridades acreditam que a situação da pandemia estará melhor.
Os Jogos de 2020 foram adiados para 2021 e estão marcados para acontecer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos serão disputados entre 24 de agosto e 5 de setembro.