Em nono dia de erupção lava do vulcão caiu no oceano de uma altura de cerca de cem metros. Governo da Espanha declarou a região zona de catástrofe
por Redação em 29/09/21 21:13
A nuvem de gases tóxicos produzidos pelo contato da lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, com o mar, por enquanto, está restrita à região, segundo o Instituto Geográfico Nacional das Ilhas Canárias (IGN). A lava chegou ao oceano no nono dia de erupção. O material vulcânico do Cumbre Vieja que chegou ao mar formou uma espécie de pirâmide com mais de 50 metros de altura, segundo o Instituto Espanhol de Oceanografia.
Imagens da Rádio y Televisión Canaria (RTVC), feitas de um navio do Instituto Espanhol de Oceanografia Ramón Margalef, mostram a lava caindo no oceano de uma altura de cerca de cem metros, na praia de El Guirre, e colunas de vapor subindo. Esses gases podem ser tóxicos para os olhos, pulmões e pele. A erupção chegou a ter um intervalo na última segunda-feira (27), mas foi retomada com mais força e se movendo com maior velocidade.
Segundo informações da RTVC, o diretor do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), Rubén Fernández, disse que estão mantidas as medidas de evacuação dos moradores e uma zona de proibição de navegação de duas milhas. As autoridades observam as condições meteorológicas para avaliar se permitirão aos agricultores regarem suas plantações e também a retirada de pertences pessoais nas áreas mais distantes da região que está isolada.
Aproximadamente 700 residências foram afetadas até agora, além da devastação de áreas agricultáveis na região. O governo da Espanha declarou a região de La Palma zona de catástrofe e aprovou recursos de 10,5 milhões de euros para ajudar a região neste momento com itens de primeira necessidade e também para abrigar as pessoas desalojadas. Também será necessário reconstruir a infraestrutura local (estradas, fornecimento de água, energia, reconstrução de moradias, entre outros danos provocados pela erupção).
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR