Morre Lygia Fagundes Telles, escritora paulistana de 98 anos IMORTAL DA ABL

Morre Lygia Fagundes Telles, escritora paulistana de 98 anos


A escritora paulistana Lygia Fagundes Telles faleceu aos 98 anos. Ela é imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 80. De acordo com o também membro da ABL Juarez Neto de causas naturais em sua residência em São Paulo, na manhã deste domingo (3).

O velório é aberto ao público, na Academia Paulista de Letras (APL), localizada no Largo do Arouche, no Centro de São Paulo, a partir das 16h. O corpo da escritora deve ser cremado.

Por meio de nota, o presidente da APL, José Renato Nalini, lamentou a morte da escritora e disse que ela era “a mais notável personalidade da literatura brasileira, patriota e democrata, já era lenda em vida”. “Permanecerá no Panteão das glórias universais e, para orgulho nosso, era mais academicamente bandeirante. Não faltava aos nossos encontros semanais no Arouche. A gigantesca e exuberante obra continuará a ser revisitada, enquanto houver leitor no mundo”, escreveu ainda.

O atual governador de São Paulo Rodrigo Garcia, que assumiu o cargo após João Dória (PSDB) renunciar para concorrer às eleições presidenciais de 2022, decretou luto de três dias no estado. “A grande dama da literatura brasileira retratou a vida de gerações de homens e mulheres. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu em sua conta pessoal do Twitter.

Compartilhar:

Relacionados