Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Cultura

“Morreste-me” é obra do Clube do Livro do MyNews em setembro

Livro do mês está com 30% de desconto para os membros do canal na editora Dublinense. “Morreste-me” foi a obra que revelou o escritor português José Luis Peixoto

por Myrian Clark em 03/09/21 09:30

Participe do Clube do Livro do MyNews e ganhe descontos nas obras selecionadas mensalmente. Compre direto com a editora ou site autorizado e receba o livro no endereço que escolher. Os membros garantem participação no Encontro de Leitores e podem conversar com os escritores em uma Live no fim do ciclo. 

Se já é membro, clique aqui para acessar seu código de desconto e conferir a programação dos eventos de setembro. Se ainda não é membro, clique aqui e conheça nosso programa de membros. As compras com o cupom dos membros podem ser feitas pelo site da Editora Dublinense.

'Morreste-me', de José Luís Peixoto, é a obra do mês no Clube do Livro MyNews
‘Morreste-me’, de José Luís Peixoto, é a obra do mês no Clube do Livro MyNews. Foto: Reprodução (Divulgação)

Clube do Livro de setembro traz “Morreste-me” do escritor José Luis Peixoto

Publicada no ano 2000 em Portugal e em 2015 no Brasil, “Morreste-me” é um livro tocante e comovente. O relato da morte do pai, o luto e, ao mesmo tempo, uma homenagem. Já aviso logo de início: prepare-se para se emocionar. Os mais “manteiga derretida”, como eu, vão chorar. E digo mais: é lindo, vale cada lágrima. Nos toca a forma como o filho conta sua própria vida depois da morte do pai. Ele se aborrece com o mundo que insiste em continuar girando, enquanto aquele vazio preenche a casa e afronta a rotina. O filho conversa com o pai “impossivelmente morto” enquanto relembra os últimos momentos juntos em casa ou no hospital. A resposta do narrador à “mágoa indiferente deste mundo que finge continuar” é: “Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei”. 

Ao escrever, pensar e falar sobre a morte, o autor faz uma reflexão sobre a vida, o amor, o tempo. Valores tão caros à nossa existência e, ao mesmo tempo, tão menosprezados. Peixoto escreveu “Morreste-me” aos 21 anos, em 1996. Quando a obra chegou às livrarias do Brasil em 2015, ele já era considerado um dos principais autores de sua geração. O livro também trata do amadurecimento. “Pai, que nunca te vi tão vulnerável, olhar de menino assustado perdido a pedir ajuda. Pai, meu pequeno filho”. Para nossa sorte, diante da dor extrema, o filho se descobriu escritor. Numa entrevista na época do lançamento, Peixoto classificou assim a literatura: “Por meio dela, tentamos encontrar sentido, referências para não nos perdermos do essencial. Ela dá proporção, equilibra a memória, limpa o pensamento”. Isso vale para escritores e leitores. 

A prosa de José Luiz Peixoto é poética. O livro é curtíssimo e simples. Quando a gente acaba, dá vontade de reler e chorar de novo. Impressiona demais como ele cuida da composição de palavras, ilumina o singelo do dia a dia. Nos mostra a grandeza dos acontecimentos mais prosaicos. O resultado é um concerto que toca a alma. Logo depois de lançado em Portugal, o livro teve um imenso reconhecimento da crítica e do público. Ganhou fama,  foi traduzido em inúmeros idiomas, é estudado em universidades nacionais e estrangeiras, virou objeto de teses de mestrado, doutorado  e artigos científicos. Quem me apresentou o livro foi Tainá Corrêa, jornalista do site e canal no YouTube Revista Bula, que trata de cultura. “Morreste-me” já entrou em várias listas da Revista Bula: “livros para ler em um dia”; “10 livros de tirar o fôlego”; “os 20 livros mais impactantes dos últimos 50 anos” e “15 livros que devem estar na sua lista de leituras em 2021”. Só por aí já dá pra saber que é um livro raramente esquecido. 

É triste, é bonito e, sem pieguices, fala da desesperança. Uma leitura delicada em tempos de lutos infinitos. Espero ouvir você na nossa reunião de leitores, sempre na última terça-feira do mês, dia 28 de setembro, às 21h

Conhece José Luís Peixoto?

José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prêmio Literário José Saramago ao romance “Nenhum olhar”. Em 2007, “Cemitério de pianos” recebeu o Prêmio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Com “Livro”, venceu o Prêmio Libro d’Europa, atribuído na Itália ao melhor romance europeu do ano anterior. Em 2016, venceu o Prêmio Oceanos com “Galveias”. As suas obras foram ainda finalistas de prêmios internacionais como o Fémina (França), Impac Dublin (Irlanda) e Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro “Gaveta de papéis” recebeu o Prêmio Daniel Faria, e “A criança em ruínas” recebeu o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores

O jornal francês “Le Monde”, considerou a obra “uma extraordinária forma de interpretar o mundo”.

“Um dos escritores mais dotados de seu país.”

— Le monde

“Peixoto tem uma extraordinária forma de interpretar o mundo, expressa pelas suas escolhas certeiras de linguagem e de imagens.”

— Times Litterary Supplement

O escritor português José Luís Peixoto é o autor de “Morreste-me”, obra de setembro do Clube do Livro do MyNews.
O escritor português José Luís Peixoto é o autor de “Morreste-me”, obra de setembro do Clube do Livro do MyNews. Foto: Reprodução (Arquivo Pessoal)

Como se tornar membro

Para se tornar membro do canal MyNews, acesse este link e clique no botão ‘Seja membro’:

Botão de membros no YouTube.
Botão de membros no YouTube. Foto: Reprodução MyNews.

Depois, preencha seus dados bancários. A cobrança é feita pelo próprio Youtube:

Cobrança automática do YouTube.
Cobrança automática do YouTube. Foto: Reprodução MyNews.

Ao se tornar membro do canal, você encontra os conteúdos exclusivos para membros pela comunidade do Youtube ou pela playlist dos Membros.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR