Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

ditadura chilena

O apoio do Brasil à ditadura de Pinochet no Chile

Livro conta como a ditadura brasileira apoiou a ditadura chilena de Augusto Pinochet

por Fabiana Novello em 14/02/21 12:57

Nove anos após o golpe de 64 no Brasil, o Chile sofreu um golpe de Estado, em 1973, que tirou o então presidente Salvador Allende do poder e colocou Augusto Pinochet no comando de uma das mais violentas ditaduras da América do Sul. E o regime militar brasileiro apoiou o golpe no Chile. A relação entre as duas ditaduras é narrada no livro “O Brasil contra a Democracia: a ditadura, o golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul”, do jornalista e analista internacional Roberto Simon.

O apoio do Brasil à ditadura de Pinochet no Chile. Fonte: Cia das Letras

O livro é resultado de 7 anos de pesquisa em milhares de arquivos chilenos, americanos e brasileiros. Em entrevista a Hermínio Bernardo, no MyNews Entrevista, o autor contou que no momento do golpe no Chile, tanto os documentos secretos quanto conversas de bastidores de membros da junta militar que assumiu o poder fazem referência a “um tal modelo brasileiro”. “O que era esse modelo brasileiro? Era um regime militar anticomunista que derrubaria o presidente que suspostamente estava levando o país ao socialismo, pra instaurar a ordem e o progresso conservador, um progresso ‘controlado’”, conta Roberto Simon.

Ele conta que houve apoio material brasileiro no momento do golpe e na construção do regime de Augusto Pinochet. E o Itamaraty teve atuação nisso. “O livro mostra uma realidade distinta na qual a chancelaria brasileira tinha agências de repressão, agências de inteligência dedicadas a vigiar exilados no exterior, a recrutar informantes entre esses exilados e a transmitir essas informações para SNI, para outras agências de repressão do regime, agências como a Divisão de Segurança e Informação do Itamaraty ou o próprio Centro de Informações do exterior. Então, o Itamaraty era institucionalmente parte da repressão a brasileiros fora das fronteiras nacionais”, diz.

No Estádio Nacional, no Chile, eram colocadas as pessoas presas pelo regime de Pinochet, inclusive brasileiros que estavam exilados no país. O livro contara que o Brasil enviou agentes da repressão que atuaram no local.

Brasil e Chile: a relação entre as duas ditaduras

Veja abaixo a íntegra da entrevista:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR