Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Consequências

PGR pede ao STF para proibir Danilo Gentili de usar o Twitter e de entrar na Câmara

A Câmara dos Deputados chegou a pedir a prisão do apresentador por acusações de ameaça através da rede social

por Liliane Machado em 11/03/21 13:33

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para proibir o apresentador Danilo Gentili de utilizar o Twitter e de se aproximar, a menos um quilômetro, da Câmara dos Deputados.

O pedido partiu do procurador-geral da República, Augusto Aras, e acontece uma semana depois do pedido de prisão do apresentador feito pela Câmara dos Deputados.

Apresentador Danilo Gentili acusado de proferir ameaças a deputados pelo Twitter.
Apresentador Danilo Gentili acusado de proferir ameaças a deputados pelo Twitter. Foto: Palácio do Planalto (Flickr).

A Câmara acusa Gentili de usar sua conta no Twitter, a qual possui mais de 17 milhões de seguidores, para proferir ameaças, o que os deputados chamam de “grave ameaça ao livre exercício dos Poderes”, crime previsto na Lei de Segurança Nacional.

Em fevereiro o apresentador fez uma postagem dizendo que o país só teria jeito se o povo invadisse a câmara:

Só acreditaria que esse País tem jeito se a população entrasse agora na câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar”.

O Procurador-geral entende que no caso de Gentili não há a necessidade de prisão, pois ele apagou a postagem e em seguida se retratou na mesma rede social. No entanto, pediu a proibição de uso das redes porque são “meios da prática dos crimes ora sob apuração”.

Aras pediu também que o apresentador seja proibido de se aproximar a menos de um quilômetro da Câmara, de mobilizar, organizar ou integrar manifestações contra qualquer um dos poderes e de se ausentar da comarca de sua residência sem autorização judicial.

O pedido ainda deve ser apreciado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Twitter e invasão

Nos Estados Unidos o ex-presidente Donald Trump teve restrições nas contas de várias redes sociais. O Twitter baniu Trump permanentemente depois do ataque ao Capitólio incitado pelo chefe de Estado norte-americano.

O ataque violento ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, e acabou com a morte de cinco pessoas e outras feridas.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR