ESTADOS UNIDOS

Suprema Corte dos EUA libera acesso às declarações fiscais de Trump

Procuradoria de Nova York também vai ter acesso a registros feitos pelos contadores do ex-presidente
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o procurador federal de Nova York, Cyrus Vance Jr, a obrigar Donald Trump a entregar todas as declarações fiscais necessárias para uma investigação de sonegação de impostos que também envolve pagamentos para comprar o silêncio de duas mulheres sobre supostos casos sexuais.

As mulheres em questão são a atriz pornô Stormy Daniels e a modelo Karen McDougal. O ex-presidente nega a sonegação e os casos sexuais.

Donald Trump, alvo de processo de impeachment nos EUA
Donald Trump, alvo de processo de impeachment nos EUA. (Shealah Craighead/The White House)

Vance Jr pede acesso às declarações fiscais de Trump desde 2019, mas só agora o tribunal emitiu uma decisão. Antes, Trump dizia que essa investigação era uma caça às bruxas porque ele estava na Casa Branca. Desta vez, sem Twitter, ele ainda não se manifestou.

A decisão dos magistrados diz que os documentos não devem se tornar públicos, mesmo assim, são um passo importante na investigação. Além de ter acesso às declarações de impostos de Trump, os promotores terão acesso aos registros dos contadores do ex-presidente, documentos que podem ajudar a dar uma imagem mais completa de suas finanças.

Segundo o jornal The New York Times, quando os promotores de Nova York conseguirem examinar as declarações de impostos federais de Trump, vão descobrir um verdadeiro guia prático para ficar rico enquanto perde milhões de dólares e paga pouco ou nenhum imposto de renda.

No ano passado, o jornal divulgou que Trump pagou apenas 750 dólares de imposto nos anos 2016 e 2017. Além dessa investigação, Trump também enfrenta uma auditoria da receita federal e pode ter que pagar uma restituição de US$ 72 milhões.

Relacionadas
Fome
Líder comunitário relata aumento na procura por alimentos com fim do auxílio emergencial e disparada do desemprego
Líderes religiosos
É a primeira viagem internacional do Sumo Pontífice desde o início da pandemia de covid-19
COVID-19
Diretor-geral da OMS pediu “medidas agressivas” para conter contaminação no Brasil e alertou que situação do país afeta nações vizinhas
Francisco é o primeiro pontífice na história a pisar em solo iraquiano.
Família Real
Princesas Elena e Cristina admitiram ter furado a fila da vacinação para visitar rei emérito, gerando críticas à monarquia
PANDEMIA NO BRASIL
Média móvel de mortes está acima de mil há 43 dias e desde o último sábado bate recordes diários

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.