Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

CORRIDA ESPACIAL

Três países chegam a Marte juntos

Missões espaciais de China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos chegam ao planeta nesse mês para estudos

por Hermínio Bernardo em 12/02/21 09:32

Três países estão chegando em Marte praticamente ao mesmo tempo: China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.

Na terça-feira (9), a missão ‘Hope’ (esperança, em inglês) entrou na órbita do planeta vermelho. É uma sonda enviada pelos Emirados Árabes Unidos, a primeira de um país do Oriente Médio. Essa missão árabe vai estudar a atmosfera de Marte, uma pesquisa inédita.

Na quarta-feira (10), uma missão chinesa também entrou na órbita de Marte. A sonda asiática se chama ‘Tianwen-1’, que significa ‘busca pela verdade celestial’.

Por uma questão técnica, a sonda chinesa vai ficar na órbita por alguns meses antes de pousar um robô movido a painéis solares. A previsão é de que isso aconteça em setembro deste ano. O objetivo dessa pesquisa é estudar a geologia da superfície de Marte.

Lançamento da missão ‘Perseverance’ para Marte. Foto: (NASA / Joel Kowsky)

A terceira missão, estadunidense, está prevista para chegar em Marte nos próximos dias. A sonda da Nasa se chama ‘Perseverance’, que é significa perseverança, e procura evidências de vida no planeta.

O estudo procura por vida microbiana e vai coletar amostras que serão analisadas na Terra quando a missão terminar, o que deve acontecer daqui a dois anos.

Lançamento da missão ‘Perseverance’ para Marte. Foto: (NASA / Joel Kowsky)

As missões acontecem juntas por causa da distância entre os planetas. Como Terra e Marte se movem em velocidades diferentes, a cada 26 meses os planetas ficam mais próximos. Assim, as espaçonaves precisam de menos combustível.

Esse período de proximidade da Terra e de Marte aconteceu em julho do ano passado, quando as agências espaciais lançaram as missões que agora chegam em Marte.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR