“Vamos ser o último país do mundo a sair da pandemia”, diz Miguel Nicolelis Entrevista
  • du
  • 22 de abril de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

“Vamos ser o último país do mundo a sair da pandemia”, diz Miguel Nicolelis


A situação da pandemia no mundo pode piorar com a detecção de uma nova variante do coronavirus na Índia. Há o risco de falta de insumos e vacinas, já que os indianos são os maiores produtores do mundo, e o Brasil deveria fechar o espaço aéreo com o país asiático o quanto antes.

As conclusões são do médico,  neurocientista e professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis.

O pesquisador explica que essa variante indiana tem uma taxa de transmissão muito mais alta que as outras cepas, inclusive mais que a P1, variante brasileira que surgiu em Manaus e se espalhou pelo Brasil e para outros países.

“A Índia testa bem mais que o Brasil, mas o número de mortes é extremamente subnotificado. Podemos estar tendo um número de casos de quase 1 milhão por dia na Índia e o um número de mortos perto de 40 mil por dia. É assustador. As cremações não estão acontecendo apenas nos locais tradicionais da cultura hindu, mas por todos os pontos das cidades”, afirma

Nicolelis ainda criticou a postura de governadores estaduais como João Doria, de São Paulo, com os anúncios de abre e fecha das medidas de restrição e flexibilização. Nicolelis classificou o método de “sanfona” e explicou que isso prolonga a pandemia.

“É por isso que nós vamos ser o último país do mundo, talvez junto com a Índia, a sair da pandemia. Porque nós criamos um método sanfona, que é o abre e fecha indiscriminadamente, sem critério. Confundimos a população criando essas cores que ninguém entende, nem nós entendemos porque os critérios não são transparentes. Aqui em São Paulo é um desastre completo. A gente vê, tanto no nível da Prefeitura quanto no do governo do Estado, decisões políticas”, declarou.

Confira a entrevista na íntegra:

Compartilhar:

Relacionados