Quando a democracia dos ares é abalada por um upgrade negado e um boné preto na executiva, até o Xandão entra na turbulência.
Você tem queixas do ministro Alexandre Moraes? Espere para ouvir as minhas. Não envolve censura nas redes sociais, relatório de fake news, muito menos plano golpista. Xandão tirou meu lugar no voo e, o que é infinitamente pior, tirou meu lugar na executiva.
Olha, ministro, eu sempre pondero que você está apenas zelando pela Constituição e dou contrapontos com informações quando vejo ataques e mentiras de bolsonaristas. Mas, sinceramente, ministro, agora você passou dos limites. E não adianta dizer que não é você e esconder sua marca registrada sob a aba curva do boné preto e das cobertas aconchegantes da executiva.
Essa é a grande desvantagem de viajar na frente do avião: todos os passageiros passam por lá na hora de embarcar. E eu vi os acenos e sorrisinhos que todos que iam passando davam para você.
Aqui na parte de trás da aeronave, o único golpe que rola é o do vinho. A qualidade até que é boa, um cabernet chileno não é ruim, mas em copo de papel?!
Agora, o ministro do Supremo passou todos os limites. Sei que não são ordens suas, mas, ministro, você atentou contra a democracia dos ares e tirou meu lugar na executiva, onde os comissários sabem seu nome e estão sempre atentos a qualquer sinal.
Aqui na 45A, já faz meia hora que acendi a chamada de comissários e nada.
A coisa que mais se ouve não são ataques ao Judiciário e nem à democracia, mas sim a comissaria de bordo pronta a atentar contra o gosto do passageiro:
“Chicken or pasta?”
Também temos uma fake news para o seu inquérito: é mentira que se consegue dormir confortavelmente em um voo de quase 10 horas na classe econômica.
Antes de embarcar, navegando pela internet, me deparo com uma treta viral orquestrada pela extrema direita por conta de um vídeo que foi ao ar num grande jornal, em que jornalistas diziam que fontes do Supremo alegavam que o senhor estava emparedado.
Sr. ministro, EMPAREDADA ESTOU EU AQUI NA PARTE DE TRÁS DO AVIÃO!!!
Você, que zela tanto pelo estado democrático de direito, deu um duro golpe na democracia dos ares, sabia? Não sou rica, mas, nos últimos anos, dado ao dever do ofício, estou sempre pelos ares, o que me rende milhas. Tem gente que troca por TV, eletrodomésticos ou até viagens.
Mas eu troco por upgrade, o que, na linguagem dos ares, significa que você vai voar com mais conforto.
Sempre consigo, mas desta vez tinham 40 pessoas na fila. QUARENTA, MINISTRO! Pode isso? Tudo porque em Lisboa esta semana encontra-se o maior número de juristas por metro quadrado. Mas isso é assunto para outra coluna; esta é para iniciar o meu diário da semana do Fórum Brasil em Lisboa.
Brincadeiras à parte, o que mais me incomodou ter ficado fora da executiva foi ter perdido a oportunidade de tirar o seu sono tentando conseguir uma entrevista.
Assim, você fica me devendo essa.
Tenhamos todos um excelente voo!
Por Mara Luquet, de Lisboa (Portugal), especial para o Canal MyNews.