Colunistas

INVESTIMENTOS

Como mais de 1 milhão virou menos de 900 mil em dois anos

Cuidado com investimentos em renda fixa, eles também embutem riscos, principalmente em momentos de muita variação nas taxas de juro

Em 29/01/24 00:50
por Mara Luquet

Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.

Mara Luquet, CEO do MyNews. (Foto: MyNews)

A história foi publicada por uma colunista da bíblia de finanças internacional, o jornal britânico Financial Times (FT). Um homem precisa se aposentar compulsoriamente por motivos de doença aos 59 anos de idade. Estava relativamente tranquilo porque o saldo do seu plano de aposentadoria em junho de 2021 era de 200 mil libras (mais de 1,2 milhão de reais). Mas quando foi checar seu patrimônio, descobriu que tinha apenas 134 mil libras (cerca de 830 mil reais). Como mais de 1 milhão virou menos de 900 mil reais em dois anos? 

A razão da perda, conta a colunista, foi a concentração dos investimentos em títulos do governo do Reino Unido num período em que as taxas tiveram sucessivas altas. Mas como teve uma perda tão forte? Justamente por isso. No período de alta nas taxas a carteira estava concentrada em títulos que embutiam taxas mais baixas. 

Mas a coluna do FT é sobre os chamados fundos “lifestyling” que vão concentrando automaticamente suas aplicações em títulos de renda fixa conforme se aproxima sua aposentadoria, em geral num período de seis a dez anos.

No Brasil há os fundos conhecidos como ciclo de vida que adotam um expediente semelhante. Ou seja, vão reduzindo a fatia de aplicações de maior risco conforme se aproxima a aposentadoria. 

O meu ponto é: no longo prazo investimentos conservadores podem provocar perdas assustadoras se você não estiver atento ao que acontece com seus recursos. Histórias como essa, de como mais de 1 milhão virou menos de 900 mil, são mais comuns do que você imagina.

Aqui como lá não é recomendável que você simplesmente faça uma aplicação e esqueça. Por mais conservadora que ela seja embute riscos e no longo prazo podem se revelar devastadores. 

Daí a importância de se manter informado. Mas atenção, estar informado não é sinônimo de procurar “dicas” para ficar milionário. As “dicas” em geral são armadilhas financeiras.

Estar informado é saber de fontes confiáveis o que está acontecendo na economia, como esta posicionada a sua carteira de investimentos e acompanhar se os seus rendimentos o estão deixando mais próximo do seu objetivo. Ou seja, acompanhar o noticiário e conversar regularmente com seu gestor.

Observe que no caso narrado pela colunista, o investidor britânico ficou dois anos sem procurar saber o que estava ocorrendo com sua carteira. A íntegra da coluna está aqui  .

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR