Mariana Oiticica, chefe da área de ESG e Investimento de Impacto do BTG Pactual, explica pontos fundamentais das duas práticas
por Luciana Tortorello em 26/08/21 15:12
Investimentos de impacto, assim como as práticas ESG, estão cada vez mais populares no mercado financeiro. Elas têm pontos parecidos, mas não são a mesma coisa. Para falar dessas diferenças, o MyNews Investe conversou com a chefe da área de ESG e Investimento de Impacto do BTG Pactual, Mariana Oiticica.
Oiticica explica que os investimentos de impacto de uma empresa sempre levarão algum tipo de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente e que essa influência pode ser medido. As empresas que têm as práticas ESG respeitam os três pilares que a sigla carrega, tentam não afetar negativamente o meio ambiente, têm preocupação com o social dos funcionários e dos clientes e têm uma governança forte e transparente.
É bom lembrar que a sigla ESG se refere a Meio Ambiente (Environment), Social e Governança (Governance), numa tradução livre do inglês para o português.
Mariana Oiticica explica que os investimentos com essa performance também têm o propósito de gerar resultados para os investidores. A diferença é que entre as preocupações principais também estão a influência positiva do negócio para a sociedade e/ou o meio ambiente. “A empresa com propósito não causa esse impacto por acaso, ela tem como cerne essa transformação positiva”, destaca.
Muitas pessoas podem confundir e achar que empresas de investimentos de impacto são ESG e o contrário também acontece, mas não é bem assim. Nem toda empresa ESG tem por objetivo esse resultado positivo, mas muitas empresas de investimento de impacto, trazem consigo as práticas ESG.
Os setores com maior número de empresas neste segmento estão na área de energia – especialmente energia solar e eólica; empresas de tecnologia, que dão acesso a educação com um custo reduzido e de qualidade; e serviços de saúde acessíveis e de qualidade.
“Tudo que se refere a gerar serviços essenciais de qualidade para as pessoas que não têm acesso e tudo que se refere a ter impacto positivo no meio ambiente. É investimento de impacto se tiver no propósito da própria empresa”, esclarece Oiticica
E na hora de investir, como encontrar empresas com esse propósito? A chefe da área de ESG e Investimento de Impacto do BTG Pactual cita alguns deles: títulos verdes e sociais – que são dívidas emitidas por empresas cujos recursos são destinados a projetos verdes, sociais ou sustentáveis. Muitas dessas emissões são ofertas públicas, acessíveis no mercado financeiro; EFTs que levam em conta notas de integração ESG para seleção de ações que compõem o índice.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR