colunista Natália Fernandes
Especialista em mídia digital e diretora de operações da MightyHive Brasil
Tecnologia

Já pensou em usar o WhatsApp para fazer pagamentos?

Veja os benefícios que o casamento entre redes sociais e o mundo financeiro traz para você
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Não é de hoje que o sistema financeiro tem passado por uma verdadeira revolução. Uma das mais recentes notícias, desta semana, é que poderemos realizar pagamentos via WhatsApp muito em breve. 

Pagamentos poderão ser feito via WhatsApp. Foto: Unsplash

O surgimento de novas e cada vez mais avançadas tecnologias traz possibilidades e conveniência para quem usa as redes, além de uma interessante fatia do mercado para Mark Zuckerberg. 

Breve explicação sobre Open Banking

O Open Banking permite que clientes possam acessar e movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, além dos aplicativos/sites do seus bancos, com menor custo e maior transparência.  

A partir do princípio de que os dados bancários pertencem aos clientes e não aos bancos, estas informações podem ser compartilhadas com diferentes empresas sejam bancos, fintechs e até mesmo ecommerces.

Interesses das plataformas de consumo/produção de conteúdos, como redes sociais

Tempo de atenção e qualidade dos dados de usuários são ativos preciosos para as big techs. Para tornar isso mais claro, vamos a um exemplo. 

Imagine que você seja usuário ou usuária de qualquer produto do Facebook (ex: Instagram, Messenger, WhatsApp). Quanto maior for o seu tempo de navegação e engajamento nestas plataformas:

1. Maior será sua exposição à publicidade que é exibida ali; 

2. Melhor será a compreensão do Facebook sobre seus interesses;

3. E, se você contribuir com conteúdos, melhor ainda, porque aumenta o volume de informações que podem ser consumidas por outros usuários.

Nestes três pontos, o Facebook ou ganhou dinheiro direta ou indiretamente e fortaleceu o seu próprio ecossistema.

Por isso, é tão relevante poder manter usuários engajados e, principalmente, dentro de apenas um ecossistema. Ao unificar a experiência de compra em um local, o Facebook deixa de compartilhar o tempo e as informações sobre usuários com plataformas concorrentes (como Apple Pay, Google Pay), aumentando sua vantagem competitiva.

Próximos passos deste mercado

Campos Neto, presidente do Banco Central, comentou sobre a autorização da realização de pagamentos através do WhatsApp: “Vejo um casamento entre mídia social e o mundo das finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”.

Neste novo casamento entre personagens tão relevantes na sociedade, garantir que as soluções oferecidas sejam seguras, vai além da tecnologia em si. Passa por uma conscientização da população usuária, endereçamento rápido em caso de fraudes e processos que garantam o próximo passo em solo firme para que empresas e pessoas físicas não sejam prejudicadas. 

Diante de uma crise econômica tão aguda, soluções que impulsionam a recuperação financeira de empresas, pequenas, médias ou grandes, associadas à tecnologia, é um excelente caminho para novos horizontes.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Tecnologia sonora
Tecnologia revisita recursos sonoros que, na verdade, nunca saíram de cena
As transmissões do futuro devem ser algo bem diferente das câmeras planas e tradicionais dos estádios esportivos que temos hoje
E-commerce deve superar as transações presenciais no varejo da China neste ano
Tecnologia inclusiva
Alguns países discutem turismo espacial e, no Brasil, 46 milhões não possuem nem acesso à internet
Mudanças
Medida é resposta às crescentes preocupações dos usuários com questões relacionadas à privacidade
Tecnologia
Parlamento australiano adotou lei que obriga empresas a pagarem pela publicação de conteúdos noticiosos

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.