Análise: Kamala coloca Trump de volta no banco dos réus CORRIDA À CASA BRANCA

Análise: Kamala coloca Trump de volta no banco dos réus


A vice-presidente Kamala Harris coloca o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump no banco dos réus ao dizer que conhecia o “tipo” de seu adversário desde antes de se tornar Procuradora-Geral da Califórnia. Foi o que afirmou o jornalista Matheus Leitão durante participação no Segunda Chamada de quarta-feira (24).

Nesta segunda-feira (22), a vice-presidente participou do primeiro comício eleitoral após a desistência de Joe Biden em Delaware (EUA). Durante o discurso, afirmou que precisou lidar com todo tipo de criminoso enquanto foi promotora de Justiça no Estado da Califórnia. Em referência a Trump, citou “predadores que abusavam de mulheres”, “fraudadores que roubavam consumidores” e “aqueles que quebravam as regras para ganhar no jogo”.

Segundo Leitão, Kamala usa as acusações criminais contra o republicano para desconstruir a narrativa, impulsionada por ele próprio, de que seja “predestinado a voltar à Presidência” após sobreviver ao atentado na Pensilvânia. O jornalista acredita que o fato de o ex-presidente ter escapado ferido, mas vivo, envolveu o imaginário dos eleitores. Por outro lado, Kamala também estaria jogando com a percepção dos americanos ao “encarnar a justiça” em um momento em que a criminalidade no país se tornou um dos assuntos mais importantes.

Para Leitão, Kamala, que já aparece numericamente à frente nas pesquisas, trouxe vigor para a campanha dos democratas. Segundo nova pesquisa Reuters/Ipsos, ela tem com 44% das intenções de voto, contra 42% de Trump. Esta é a primeira sondagem de intenção de voto nos EUA após a desistência de Biden à corrida presidencial.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (24):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Relacionados