Internacional

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Análise: Atentado em comício desestabiliza corrida presidencial em benefício de Trump

Para estrategista de comunicação internacional, republicano, que levou um tiro de raspão na orelha direita, vai passar a explorar o acontecimento do ponto de vista da comunicação

por Sofia Pilagallo em 14/07/24 11:00

Ferido, Donald Trump ergue o punho após tomar tiro de raspão em comício no sábado (13) | Foto: Reprodução: Twitter/DonaldJTrumpJr

O atentado contra o ex-presidente Donald Trump, durante comício na Pensilvânia (EUA), no sábado (13), desestabiliza a corrida presidencial em benefício do republicano, afirmou ao MyNews neste domingo (14) o estrategista de comunicação internacional Ewandro Magalhães. Para ele, Trump, que levou um tiro de raspão na orelha direita e já está em casa após passar por avaliação médica, vai passar a explorar o acontecimento do ponto de vista da comunicação. Nas redes, circulam fotos, tiradas logo após o ocorrido, em que o presidenciável aparece com o punho erguido e o rosto ensanguentado diante da bandeira dos Estados Unidos.

“Não que essas imagens tenham sido produzidas com esse intuito, mas isso, de certa forma, o transforma, claro, na vítima que ele é, mas também em um mártir”, avalia Magalhães. “O atentado feriu o orgulho americano. Isso desequilibra muito a disputa a favor de alguém que começa a ser percebido como a parte mais fraca, como o underdog. Acho que, a partir de agora, ele vai fazer um grande festival em cima disso.”

Leia mais: Eleição de Trump seria péssima para o Brasil e para o mundo, analisa jornalista

Em vídeos divulgados nas últimas horas, é possível ouvir uma série de disparos enquanto Trump discursava no comício, o que provocou pânico na multidão. Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a ele.

O atirador, identificado como Thomas Matthew Crooks, disparou vários tiros de uma posição elevada do telhado de um prédio, do lado de fora do comício, antes de ser morto pelas equipes de segurança. Além dele, uma pessoa da plateia morreu e outras duas ficaram feridas. Uma testemunha disse à BBC que viu um homem com uma arma rastejando em um telhado antes de os tiros serem disparados e que tentou alertar a polícia.

Assista abaixo à análise completa sobre o atentado contra Donald Trump:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR