Brasil

PODER E DINHEIRO

Depoimento de Lessa mostra que violência das milícias do RJ foi normalizada, diz deputado

Para Tarcísio Motta (PSOL), assassino condenado demonstrou frieza na audiência, quando falou com 'naturalidade' sobre a atuação dele no mundo do crime

por Sofia Pilagallo em 31/10/24 17:40

Ronnie Lessa presta depoimento ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução Youtube/TJRJ

O depoimento do ex-sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, autor confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mostra que a violência das milícias do Rio de Janeiro foi normalizada. Foi o que afirmou o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), que acompanha presencialmente o julgamento do caso e conversou com a jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, na manhã desta quinta-feira (31). Para Motta, Lessa demonstrou frieza durante depoimento neste segundo dia de audiência, quando falou com “naturalidade” sobre a atuação dele no mundo do crime.

“O depoimento do Ronnie evidencia aquilo que chamamos de ‘banalidade do mal’, o quanto se banalizou esse tipo de situação aqui no Rio de Janeiro. Ele falava com a maior naturalidade sobre o serviço dele, querendo dizer que tudo que ele conquistou na vida é fruto de trabalho duro. O trabalho dele é ser matador. É ser um mercenário contratado por poderosos do Rio de Janeiro para meter medo nas pessoas”, disse Motta.

Leia mais: Em depoimento ao STF, Chiquinho Brazão nega conhecer Ronnie Lessa

“Ronnie diz que cometeu o crime por causa de uma oportunidade financeira. A partir disso, começa a se pensar na quantia prometida ao Ronnie e o quanto isso representa de possibilidade financeira e de poder aos mandantes. […] Essa é a fonte de poder e de riqueza das milícias e desses grupos armados aqui no Rio Janeiro”, acrescentou o deputado, ressaltando que a Marielle e outras lideranças do PSOL eram vistas como um “obstáculo” pelas milícias porque tinham a ousadia de enfrentá-las.

Na quarta-feira (30), primeiro dia do julgamento, Lessa afirmou que receberia R$ 25 milhões pela execução e que aceitou a proposta porque ficou “cego” pelo dinheiro. Na audiência, disse que se arrepende do crime e pediu perdão às famílias de Marielle e Anderson. Alegou, também, que decidiu confessar o crime e fazer a delação premiada para “amenizar a angústia” dos familiares das vítimas, assumindo a própria responsabilidade no caso e indicando os outros envolvidos.

Leia mais: Morte de Marielle Franco expôs pandemia criminosa sobre o Rio, diz autor de livro sobre o crime

O julgamento de Ronnie Lessa e de Élcio de Queiroz, que dirigia o carro usado no crime, pode levar três dias. Todas as nove testemunhas previstas já prestaram depoimento. A primeira a ser ouvida foi a jornalista Fernanda Chaves, única sobrevivente do atentado. Depois, falaram a mãe de Marielle, Marinete da Silva; a viúva da vereadora, Monica Benício; a viúva de Anderson, Ágatha Reis; a perita criminal Carolina Rodrigues; os agentes da Polícia Civil do Rio Luismar Cortelettili e Carlos Alberto Paúra Júnior; e o agente federal Marcelo Marcelo Pasqualetti.

Encerrada a fase dos depoimentos, na quarta-feira, o dia seguinte foi marcado por argumentações de acusação e defesa, bem como a votação por parte do júri que declarou culpados os réus pelo assassinato de Marielle e Anderson. A juíza Lucia Glioche condenou Lessa e Queiroz  a 78 anos e 59 anos de prisão, respectivamente. Ambos também foram sentenciados a pagar pensão ao filho de Anderson até que ele complete 24 anos e indenizar as famílias das vítimas em R$ 706 mil.

Veja o que diz o deputado direto do tribunal do júri sobre caso Marielle | Tarcísio Motta:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR