O objetivo de Donald Trump é destruir o Partido Republicano para transformá-lo em um “Partido Trumpista”, afirmou no Segunda Chamada de segunda-feira (15) o professor de relações internacionais Carlos Gustavo Poggio. J.D. Vance, vice-presidente do candidato republicano, já disse que Trump quer “limpar” a burocracia norte-americana e manter no poder apenas pessoas leais a ele.
Segundo Poggio, o plano de Trump teve início em 2016, quando o “trumpismo” dominou o partido, começando pela base até chegar ao topo. Com o passar do tempo, aqueles que eram críticos ao ex-presidente se converteram, morreram, se aposentaram ou perderam os cargos. “O Partido Republicano, que era o Grand Old Party, agora é o New Trump Party”, declarou.
Leia mais: Análise: ‘Trump escolheu alguém que represente o trumpismo, e não o Partido Republicano’
A escolha de J.D. Vance para vice-presidente da chapa de Trump demonstra essa mudança que se consolidou nos últimos anos, visto que o candidato republicano não optou por nenhum dos nomes que pudesse representar “a velha elite”. Para Poggio, sob o “trumpismo”, o Partido Republicano assumiu formas e características muito diferentes das que vigoraram no período que antecedeu o mandato do ex-presidente.
Leia mais: Saiba quem é J.D. Vance, vice de Trump que foi crítico do ex-presidente no passado
Apesar da força que ganhou dentro do Partido Republicano, Trump teve um mau desempenho nas eleições de meio de mandato em 2022 e, se perder agora, a narrativa em torno dele pode vir a mudar. Na avaliação do professor, “talvez o Partido Republicano acorde pelo fato de que vai continuar perdendo se se amarrar tão fortemente a Trump”.
Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (15):
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo