Para Fábio Zambelli, apoio da deputada federal é importante para o candidato do PSOL, mas talvez não seja suficiente para elegê-lo
por Sofia Pilagallo em 07/10/24 17:11
Tabata Amaral (PSB) declarou apoio a Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da eleição em São Paulo | Fotos: Wikipédia/Wikipédia
A deputada federal Tabata Amaral (PSB), que ficou em quarto lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 9,91% dos votos válidos, não transfere todos os votos dela para Guilherme Boulos (PSOL), para quem ela declarou apoio no segundo turno da eleição. Essa é a avaliação do analista político Fábio Zambelli, vice-presidente da Ágora Assuntos Públicos, que participou da cobertura da apuração dos votos do MyNews, na noite de domingo (6). Para ele, o apoio de Tabata é importante para Boulos, mas talvez não seja suficiente para elegê-lo.
“O apoio da Tabata é importante, mas acho que ela não transfere todos os votos dela para Boulos. Uma parte do eleitorado dela é mais centrista. Tendo a achar até que alguns desses votos podem ir para o Nunes”, afirmou Zambelli.
Leia mais: ‘Vontade do povo nas urnas prevalece’, diz Marçal após apuração das eleições em SP
“Boulos não conseguiu fazer uma campanha de primeiro turno que encantasse sequer o eleitorado dele. Agora, na reta final da disputa, terá de conquistar o eleitor de centro”, acrescentou o analista político, ressaltando que esta é uma tarefa difícil, uma vez que o psolista é visto como uma figura “radical”.
Tabata teve suas votações mais expressivas em Pinheiros, com 16,81%, e no Jardim Paulista, com 16,16%. As duas zonas eleitorais estão situadas em áreas nobres da cidade, por onde passa a Avenida Brigadeiro Faria Lima, principal centro financeiro da cidade. Apesar de se considerar progressista e ser vista como aliada por parte da esquerda, a deputada tem uma visão liberal da economia e, por isso, atrai o apoio de agentes de agentes do mercado financeiro.
Boulos, por sua vez, liderou na zona oeste, no extremo da zona leste e no centro. Na zona sul, foi o mais votado no Campo Limpo, onde mora, e também no Capão Redondo, Jardim São Luís e Morumbi. Na região central, venceu em Perdizes, Vila Mariana, Santa Ifigênia e Bela Vista. Já na zona leste, ganhou no Itaim Paulista, Guaianazes, São Mateus e Cidade Tiradentes, entre outros bairros.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR