Outras Vozes

RIQUEZA E PROSPERIDADE

O problema não são os bilionários

Cidades como Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, conhecidas pela alta concentração de super-ricos, apresentam excelentes indicadores sociais

por Tiago Mitraud em 11/09/24 15:29

Empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) | Foto: Daniel Oberhaus via Flickr

Com o atual embate envolvendo a censura do X (antigo Twitter no Brasil), Elon Musk voltou a ficar em evidência no país. Ninguém é obrigado a gostar de Musk, e, embora eu acredite que todos deveriam combater as restrições à liberdade de expressão e comunicação no Brasil, entendo que Musk, como qualquer figura pública, está sujeito às críticas daqueles que discordam dele.

Mas um ponto frequentemente utilizado nessas críticas me chama a atenção: muitos dos que o atacam usam o termo “bilionário” como se fosse uma ofensa. Comentários como “Quem este bilionário pensa que é?” ou “Este senhor não passa de um bilionário!” são bastante comuns.

Leia mais: Não há neutralidade nas redes sociais, e não seria diferente com o X, diz cientista político

Esse hábito de “xingar” alguém de bilionário não é novo, nem exclusivo nos ataques a Musk, mas é curioso como muitos tratam a riqueza como algo condenável. Mais chocante ainda é ver comentários que chegam a comemorar tragédias, como a morte dos tripulantes do submarino Titan, que implodiu durante a expedição ao Titanic, simplesmente porque as vítimas eram multimilionárias.

É claro que não me refiro às críticas legítimas a indivíduos que enriquecem ilicitamente ou abusam de estruturas de poder para benefício próprio. Esses merecem críticas e devem ser combatidos por todos. No entanto, ainda nos mobilizamos pouco para enfrentar questões como os supersalários e privilégios das elites do funcionalismo público, os bilhões do fundão eleitoral e a corrupção endêmica no país.

Leia mais: Austrália processa rede social X em casos de abuso sexual infantil

Minha crítica é ao ódio direcionado a quem alcançou riqueza de forma lícita, por serem bem-sucedidos em suas carreiras e negócios. O sucesso obtido através do trabalho, daqueles que criam empresas que geram valor para a sociedade, criam empregos e melhoram a vida de milhões com seus produtos e serviços, deveria ser motivo de admiração, e não de hostilidade.

Ambientes que permitem o enriquecimento por meio do trabalho são também aqueles onde toda a sociedade tende a prosperar. Cidades como Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, por exemplo, conhecidas pela alta concentração de milionários e bilionários, apresentam excelentes indicadores sociais, com baixos índices de pobreza e desemprego, frutos do sucesso das empresas locais.

Leia mais: Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Além disso, muitas iniciativas sociais de alto impacto no Brasil só existem graças à filantropia desses indivíduos e de suas empresas. Boa parte dessas doações, inclusive, não trazem benefícios fiscais aos doadores, ao contrário do que ocorre em países como os EUA.

Em vez de reconhecer o progresso e a inovação que esses empreendedores promovem, parte da sociedade alimenta uma forma de “ódio do bem” contra quem gera riqueza, onde criticar e desejar o mal a quem prosperou se torna socialmente aceitável. Como diz a máxima atribuída a Tom Jobim, é como se o sucesso, no Brasil, fosse uma ofensa pessoal.

Leia mais: Elon Musk: política, leis e as redes sociais

Em vez de criticar quem conquistou riqueza de forma lícita, deveríamos aspirar a ter mais empreendedores que prosperaram no Brasil. Afinal, isso mostraria que estamos nos tornando um país favorável à criação de riqueza, o que contribui diretamente para a resolução dos nossos problemas sociais.

Muitos parecem lutar para que o Brasil seja um país sem bilionários, mas aceitam a perpetuação da pobreza. No entanto, deveríamos almejar um país com muitos bilionários e sem pobreza, pois é a prosperidade que trará riqueza e mais oportunidades para todos.

O desafio de Elon Musk ao STF, o inquérito das fake news e o debate que tensiona Nunes Marques:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR