Mandatário brasileiro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentar o democrata
por Gabriela Lisbôa em 16/12/20 09:35
Nos Estados Unidos não existe nada parecido com o TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, que centraliza a contagem de votos e divulga os resultados. Isso é feito pela imprensa, que reúne as apurações estaduais e divulga a projeção que deve ser confirmada mais tarde pelo colégio eleitoral. Nas eleições deste ano, a imprensa local projetou a vitória do democrata Joe Biden no dia 7 de novembro. Nesta terça-feira (15), 38 dias depois, Jair Bolsonaro finalmente cumprimentou o presidente eleito pela vitória.
Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentar Biden.
De acordo com uma nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro enviou uma mensagem a Biden para parabenizar pela vitória. O presidente brasileiro também se manifestou pelo Twitter, onde se colocou à disposição para trabalhar junto com o próximo ocupante da Casa Branca por uma aliança Brasil-EUA, pela defesa da soberania, da democracia e da liberdade.
O cumprimento de Bolsonaro aconteceu somente depois que o Colégio Eleitoral ratificou a vitória do candidato democrata. Os delegados confirmaram as projeções que haviam apontado a vitória de Biden com 306 votos, contra 232 do republicano Donald Trump, que tentava a reeleição.
Esse resultado vai ser promulgado pelo Congresso norte-americano no dia 6 de janeiro. Biden deve assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos no dia 20 do mesmo mês.
Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos e terá a senadora da Califórnia Kamala Harris como vice.
Trump, por outro lado, ainda não reconheceu a derrota e alega que houve fraude, embora não apresente nenhuma prova para embasar as acusações. O republicano era considerado um modelo por Bolsonaro, que a partir de janeiro perde essa referência externa.
Bolsonaro não foi o único. Outros chefes de Estado também esperaram o resultado do Colégio Eleitoral para cumprimentar Joe Biden.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama para Biden para desejar sucesso. Putin disse que está convencido de que Moscou e Washington podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo.
O presidente do México, López Obrador, enviou uma carta onde diz que que reconhece os esforços do democrata em favor dos imigrantes e prometeu trabalhar ao lado de Biden para que juntos consigam promover o desenvolvimento regional.
Até o momento, o único líder que ainda não se manifestou é o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR