Lula pretende revogar sigilo de 100 anos impostos pelo governo Bolsonaro
por Bárbara Gualassi em 12/12/22 17:56
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua equipe de transição se preparam para derrubar os sigilos de 100 anos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro sobre diversas informações de interesse público.
Segredos como quem visitou a primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Alvorada, informações sobre entradas no Palácio do Planalto, processos da Receita Federal sobre Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas” e até mesmo questões sobre a prisão do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho no Paraguai estão sendo analisadas pela equipe de transição.
Como uma de suas promessas de campanha, Lula disse que pretendia expor tais documentos sem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados, pois, segundo ele, não pode haver uma revogação da legislação. Por isso, membros do novo governo já discutem o que pode ser considerado informação de interesse público, observando as regras de proteção à intimidade. A equipe entende que cada caso deve ser analisado de forma individual, de modo que a LGPD impede a divulgação de dados considerados sensíveis.
No Almoço do MyNews desta segunda-feira (12), oficial de Proteção de Dados e Segurança da Informação Marcelo Leite falou sobre a relação entre a quebra dos sigilos e a LGPD.
“A LGPD possui conceitos muito subjetivos. Ela prevê que um dado pessoal pode ser colocado em sigilo de 100 anos, porém dados de segurança pública podem ser submetidos a um sigilo de apenas 25 anos. A lei carece de mais algumas regulações em relação a isso”, avalia Leite
“É uma lei nova, ainda tem muito o que regular. Em relação a pessoa pública temos o pensamento de que documentos diplomáticos não devem ter privacidade; porém, a lei prevê diversos motivos para se tratar desses dados. Se possuem leis que me obrigam a tratar certos dados de determinadas formas, iremos obedecer a essas leis”, disse completou o profissional.
Veja a entrevista completa no Almoço do MyNews desta segunda-feira, 12 de dezembro:
Leia também
Governo impõe sigilo sobre encontros entre Bolsonaro e pastores do MEC
PF diz que Bolsonaro cometeu crime ao vazar informações sigilosas
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR