Política

RECIFE

Advogada atropelada em manifestação contra Bolsonaro passa por cirurgia

Advogada foi arrastada por 100 metros e teve traumatismo craniano e fratura nas pernas. Motorista se apresentou e disse que não prestou socorro por medo dos manifestantes. Veículo tem várias multas por infrações de trânsito

por Juliana Cavalcanti em 03/10/21 16:06

Uma advogada da Comissão de Advocacia Popular da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), de 29 anos, foi atropelada no final da manifestação contra Bolsonaro no Recife. Segundo testemunhas, um homem dirigindo um veículo da marca Jeep Renegade preto, placas QYJ2E95, furou o bloqueio na Av. Martins de Barros, no Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, e arrastou a mulher em cima do veículo por cerca de 100 metros. Após ela cair no chão, ele passou por cima das pernas dela e fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

A advogada, que pediu para não ser identificada, foi socorrida por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e levada para um hospital particular na capital pernambucana. Segundo informações da co-deputada estadual Robeyoncé Lima (PSol), em suas redes sociais, a mulher teve múltiplas fraturas na perna e precisou levar pontos na cabeça. Ela passou por cirurgia neste domingo.

atropelamento advogada Recife
Advogada foi atropelada no final da manifestação contra Bolsonaro no Recife. Motorista fugiu sem prestar socorro à vítima/Imagem: Reprodução Redes Sociais

O caso está sendo acompanhado pela Comissão de Advocacia Popular da OAB-PE, pelo mandato da vereadora Dani Portela (PSol) e pelo Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares). Segundo relatos de quem estava no local, o homem chegou a sacar uma arma e disse ser policial.

O historiador Jones Manoel estava no local e postou em suas redes sociais a fotografia da placa do veículo logo após o fato.

advogada atropelada no Recife
Imagem da traseira do veículo que atropelou uma advogada no Recife, no final da manifestação contra Bolsonaro/Foto: Reprodução/Redes Sociais

O homem, identificado como Luciano Matias Soares, de 38 anos, apresentou-se à polícia ainda no sábado (2) e, em entrevista à TV Guararapes, disse que fugiu com medo de ser agredido pelos manifestantes. Luciano Soares é administrador de empresas e foi candidato a vereador no Recife pelo PSC, nas eleições de 2020.

Os manifestantes estavam dispersando, ao final do protesto, e seguiam para o lançamento da Frente Popular Moradia no Centro – que aconteceria ainda no sábado. Testemunhas que estavam no local na hora do atropelamento relatam que ele avançou com o carro para cima dos manifestantes, que gritavam para ele parar o veículo. O carro conduzido por Luciano Matias Soares tem oito multas por infrações como ultrapassar sinal vermelho, seguir na faixa exclusiva de ônibus e condução acima da velocidade permitida.

Organização da Campanha Fora Bolsonaro emite nota de repúdio sobre atropelamento de advogada

A organização da Campanha Fora Bolsonaro – que organizou as manifestações de ontem – divulgou uma nota na qual contesta as declarações do motorista de que teria sido agredido pelos manifestantes e repudia o ato violento.

“Nas falas, o sujeito diz que foi vítima de agressão, que acelerou o carro ‘sem querer’ e que foi um ‘acidente’. Tínhamos várias pessoas presentes, várias testemunhas e todas alegam que o motorista não foi agredido e o atropelamento foi proposital, planejado e uma ação calculada. Uma verdadeira tentativa de homicídio. Exigimos a imediata prisão do agressor, a mais séria e rápida apuração para o caso e não vamos aceitar qualquer criminalização dos movimentos populares do direito de protesto”, diz a nota.

O Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e a Comissão de Advocacia Popular da OAB-PE estão acompanhando o caso e recolhendo imagens de pessoas que pessoas que presenciaram o atropelamento.

* Texto atualizado às 16h deste domingo (03/10/21)


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR