Política

PREVARICAÇÃO

Aguardar CPI aumenta chance de prescrição beneficiar Bolsonaro

Parecer do vice-procurador Geral, Humberto Jacques de Medeiros, gerou reação entre colegas que veem alto risco de denúncia acabar em nada

por Juliana Braga em 01/07/21 10:59

O parecer do vice-procurador Geral, Humberto Jacques, sobre a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação gerou reação na categoria. Geralmente, procuradores tratam essas investigações com o máximo de agilidade porque, por ser tratar de um crime com pena baixa, a prescrição é rápida, em três anos. Caso a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber faça como recomendou Jacques e aguarde o fim da CPI da Pandemia, as chances de prescrição são altas.

Vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros.
Vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros. Foto: Reprodução (TSE – Redes).

Na terça-feira (29), Humberto Jacques respondeu ao pedido de parecer feito por Rosa Weber. Segundo ele, não haveria motivo para conduzir uma investigação paralela à CPI. “Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que o Supremo Tribunal Federal abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?”, justificou no documento.

Não é o que pensam os colegas do vice-procurador Geral. Para eles, a palavra final sobre investigação de personalidades com foro tem de ser sempre do Ministério Público Federal, a quem cabe, inclusive, propor denúncia. Na época do Mensalão, o então procurador-Geral, Antônio Fernando de Souza, conduziu investigações próprias enquanto três CPI’s eram conduzidas no Congresso.

Além disso, a possibilidade de o crime prescrever em três anos seria, na avaliação desses procuradores, mais um motivo para se tratar com máxima celeridade o caso. A prescrição acontece na data do cometimento do crime que, nesse caso, seria 20 de março.

Nesse cenário, Rosa Weber pode até decidir abrir de ofício um inquérito para apurar a situação. Mas caso, ao final, constate-se a existência do crime de prevaricação, só a PGR pode apresentar denúncia. Pelas movimentações tanto de Jacques quando do procurador-Geral, Augusto Aras, a categoria vê como muito baixas as chances de isso acontecer.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR