Apoiadores do ex-presidente reagiram contra a fala do ministro e STF divulgou nota
por Kethilyn Mieza em 13/07/23 15:13
Ministro do STF Luís Roberto Barroso participa da abertura do 59º Congresso da UNE. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Na última quarta-feira, 12, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participou do 59° Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), onde fez uma declaração em que disse que derrotou o bolsonarismo. O discurso foi feito em meio a vaias de estudantes com faixas que chamavam Barroso de “inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”.
O ministro disse “nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas” em resposta às reações de protesto dos estudantes. A fala, além de gerar grande repercussão nas redes sociais, também teve reações de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.
Alguns deputados do Partido Liberal (PL), como Nikolas Ferreira e Julia Zanatta, disseram que vão pedir o impeachment de Roberto Barroso em decorrência da declaração.
Resposta do STF
Nesta quinta-feira o Supremo Tribunal Federal divulgou uma nota para informar que a frase dita pelo presidente interino da Corte, Luís Roberto Barroso, durante o Congresso se referia ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição. Na nota, o STF ainda diz que o ministro, junto a Flavio Dino e o deputado federal Orlando Silva, que também estiveram no evento, foram aplaudidos.
Leia a nota na íntegra:
O Ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, e o Deputado Federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do Movimento Estudantil na sua juventude. Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias – que fazem parte da democracia – vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase “Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo” referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição.
Assista o Almoço do MyNews com o cientista político Carlos Pereira comentando a fala de Barroso:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR