Política

Bicentenário da Independência

Bolsonaro é o retrocesso de 30 anos em 3

O vereador do Psol Chico Alencar lançará o livro Democracia e Vida sobre o Brasil no bicentenário da independência do país. Ele diz que o presidente Bolsonaro é uma síntese inesperada do que há de pior na política brasileira

por da Redação em 16/07/22 20:21

Como parte dos lançamentos esperados para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, o vereador Chico Alencar,  do PSol do Rio, lançará o livro Democracia e Vida e nesta entrevista ao MyNews Eleições falou um pouco do que abordou no livro. Alencar que é professor de história fez uma análise de como chegamos a estes 200 anos de independência e conclui: a eleição de Jair Bolsonaro nos fez retroceder 30 anos em três.

“A gente ainda está procurando os valores republicanos, a afirmação como sociedade, a democracia e Bolsonaro é uma síntese inesperada do que há de pior na política brasileira”. Segundo ele, o presidente representa uma derrota das forças progressistas e democráticas um retrocesso tremendo.

Retrocedemos em tudo e basta dar uma olhada em números dos mais diversos setores para constatar os enormes desafios que estão postos, do meio ambiente à educação, saúde, pesquisas etc.  Daí que fica a dúvida, como então o presidente consegue manter uma fatia do eleitorado com tantos indicadores de piora na qualidade de vida?

Bolsonaro atrai um tipo de eleitor se que sua imagem e semelhança como avaliam alguns estudiosos. Alencar conta que Renato Lessa, cientista político, criou uma expressão “Homus Bolsonaro”, para definir o tipo de eleitor que mantém seu apoio ao presidente mesmo depois de constatar que “é uma figura tosca que não convive bem com a racionalidade política, portanto não convive bem com a divergência, que não tem interesse pela formação das ideias na sociedade, que não conhece nada dos iluministas”, resume.

Bolsonaro, diz Alencar, mostra que a extrema direita cresceu. “A extrema direita perdeu o pudor, saiu do armário e hoje temos no Brasil uma extrema direita com base de massa. Com voto inclusive no meio do povo”, diz ele.

No tempo do Plínio Salgado, do Integralismo dos anos 30 do século passado, houve de fato um crescimento da extrema direita que era reflexo da ascensão do Nazismo e do Fascismo. “A extrema direita avultou aqui no Brasil, tanto que a Ação Integralista Brasileira filiou um milhão de pessoas em poucos meses. Mas depois com a queda do fascismo e nazismo na Europa ela reduziu, mas sempre existiu. Agora ela ganhou a presidência da República”, diz.

Mas ele chama atenção para o fato de que hoje Bolsonaro está se tornando disfuncional até para a elite econômica que o apoiou porque o Brasil piorou em todos os aspectos.

A íntegra da entrevista você pode ver no vídeo abaixo da série MyNews Eleições

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR