Política

SÉRIE PRESIDENCIÁVEIS

Ciro Gomes critica posicionamento de Bolsonaro sobre invasão russa

Pré-candidato à presidência do Brasil em 2022 Ciro Gomes afirmou discordar do posicionamento do atual presidente Jair Bolsonaro sobre conflito no leste europeu. 'Brasil não tem que ter dubiedade, temos que censurar essa invasão', declarou pedetista.

por Vinícius Lucena em 04/03/22 13:57

Pré-candidato Ciro GOmes (PDT) criticou declarações de Bolsonaro em entrevista nesta sexta-feira (4). Foto: José Cruz (Agência Brasil)

O ex-ministro e pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) critica a postura de Jair Bolsonaro (PL), atual chefe do Executivo Federal, em relação à invasão russa à Ucrânia. Em entrevista ao programa Cruzando Fronteiras, do Canal MyNews, nesta sexta-feira (4), Ciro classificou as investidas russas como “atos ilegais” e chamou Bolsonaro de “canalha” por ter adotado um posicionamento “dúbio” diante da crise no Leste Europeu.

“A invasão da Ucrânia é um ato ilegal, a carta das Nações Unidas foi rasgada. Portanto, o Brasil não tem que ter dubiedade, temos que censurar essa invasão”, afirmou o pedetista. Ele comentou sobre a declaração de Bolsonaro feita no domingo (27), quando o atual presidente da república afirmou que havia conversado por telefone com o presidente da Rússia Vladmir Putin.

Horas depois, o próprio Bolsonaro desmentiu a afirmação em seu Twitter, alegando que o último contato feito com Putin aconteceu na visita realizada à Moscou na terceira semana de fevereiro. “O Brasil tem um canalha na Presidência da República. Como um canalha diz em um momento grave que a humanidade está passando que passou duas horas ao telefone com o presidente Putin sem sequer ter falado com ele?”, declarou Ciro.

LEIA TAMBÉM:

O pré-candidato também falou sobre os possíveis impactos da guerra sobre a economia brasileira. Entre os “efeitos graves” citados por Ciro estão a alta no preço dos barris de petróleo e uma possível escassez no fornecimento de fertilizantes, visto que a Rússia é responsável por 23% das importações de produtos do gênero para o Brasil.

Na entrevista, o ex-ministro também criticou a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no cenário geopolítico internacional. Citando as origens do bloco, Ciro afirmou que a Otan é uma “instituição anacrônica à luz da ordem nacional acertada no direito e na não violência”.

“Com a dissolução da União Soviética, o Pacto de Varsóvia morreu. Se esse pacto morreu e não há indicações de que a Rússia pretenda voltar ao teatro militar e dominar qualquer fração da Europa, qual o sentido da Otan estar avançando para comunidades que têm uma tradição histórica de convivência com a Rússia?”, questionou o pré-candidato.

Assista abaixo à entrevista na íntegra do Cruzando Fronteiras desta sexta-feira (4):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR