"Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão", disse ministro da Saúde em rede nacional de TV sobre o fim da emergência.
Reprodução/TV BrasilGov/YouTube
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite deste domingo (17) o fim da emergência de saúde pública nacional por causa da Covid-19.
A afirmação foi em pronunciamento transmitido em rede nacional de televisão.
“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – a ESPIN”, disse o ministro.
“Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão. Esta medida, no entanto, não significa o fim da Covid-19”, acrescentou. “Continuaremos a conviver com o vírus”.
O Brasil registrou neste domingo (17) dezoito mortes por Covid-19, chegando a um total de 662.011, no balanço do consórcio de veículos de imprensa.
Com isso, a média móvel nos últimos sete dias é de 100 mortes por dia, queda de 49% em relação à média de 14 dias atrás.
Em abril de 2021 o Senado aprovou um projeto de lei para prorrogar a situação de emergência da saúde pública até o fim de 2021, mas o texto nunca foi votado na Câmara.
O comitê da OMS para a pandemia realizou sua última reunião trimestral na segunda-feira (11). O grupo entendeu que a Covid-19 ainda é uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”, em um “contexto pandêmico global continuado”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR