Comitiva de senadores brasileiros nos EUA está rachada Comitiva de senadores brasileiros nos EUA, para negociar redução das tarifas ! Foto: Reprodução

Comitiva de senadores brasileiros nos EUA está rachada

Dos EUA, senadora bolsonarista ataca Lula e diz não caber a ela “negociar tarifa”; senador petista diz que “soberania é inegociável”

Composta por senadores de partidos bem distintos e ideologicamente opostos a comitiva desses parlamentares brasileiros nos Estados Unidos, onde foram tentar uma saída para evitar a implementação do tarifaço de Donald Trump ao país, chegou lá rachada. Não era difícil de prever.

Qualquer grupo que congregue bolsonaristas e petistas terá divergência.  As posições de cada um ali são distintas. Em declarações, senadores do PT e os aliados de Bolsonaro dão declarações de acordo com suas convicções políticas.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado, disse que negociação com o governo norte-americano é importante, mas a defesa da soberania é inegociável.

Ex-ministra da Agricultura, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), lá dos Estados Unidos, atacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fez uma postagem dizendo que “já passou da hora” de o petista ligar para Trump e que o Brasil “não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa”.

“O tempo corre, e enquanto o presidente Lula se recusa a se aproximar do presidente Trump, nós, como representantes responsáveis do povo, fazemos o possível — e o impossível — nos Estados Unidos para defender os interesses do nosso país. Sabemos que não cabe ao Legislativo negociar tarifas, mas estamos fazendo a nossa parte”, afirmou a senadora.

Relacionados