Por 1,6 ponto percentual, SPD conquista maioria dos votos nas eleições na Alemanha e derrota legenda de Angela Merkel. Partidos devem se organizar para formar coalização que irá compor o Parlamento
por Vitor Hugo Gonçalves em 27/09/21 16:15
O Partido Social-Democrata (SPD), representado por Olaf Scholz, foi o grande vencedor da acirrada disputa eleitoral alemã. Com cerca de 25,7% dos votos, a sigla derrotou a União Cristã Democrata (CDU), legenda de Angela Merkel, por 1,6 ponto percentual de vantagem – a CDU teve margem de 24,1% no pleito.
Os verdes, de Annalena Baerbock, ficaram em terceiro lugar (14,8%), seguidos pelo Partido Democrático-Liberal (FDP, com 11,5%), AfD (10,3%) e A Esquerda (4,9%). Devido à evidente fragmentação, tendo em vista que nenhum dos partidos conquistou a maioria no Parlamento, os próximos dias serão de intensas negociações para formalizar uma coalização de governo e escolher próximo chanceler. Até a finalização dos acordos, Merkel continuará atuando como primeiro-ministro do país.
Apelidado de “Scholzomat”, um trocadilho com seu nome e a palavra ‘automat’ (‘automático’ em tradução livre), sugerindo que o político seria mais parecido a uma máquina do que a um ser humano, o parlamentar de 63 anos é membro do SPD desde 1975, sendo eleito pela primeira vez para o Bundestag, o Parlamento alemão, em 1998. Conhecido publicamente pelo pragmatismo, Scholz já foi ministro do Trabalho e prefeito de Hamburgo.
Desde 2018 atua como ministro das Finanças. Seguindo suas tendências centristas, afirmou aos correligionários que os alemães votaram no SPD porque desejam realizar uma renovação no governo.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR