Cientista político Antônio Lavareda diz que recursos que serão liberados pela PEC Kamikaze dificilmente não terão impacto para aumentar a popularidade do presidente Bolsonaro na corrida eleitoral, mas o ponto é: terão efeito decisivo?
Da forma como foi aprovada, mantendo o “estado de emergência” a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das bondades ou kamikaze permite ao governo federal ignorar a lei fiscal e eleitoral para jogar aos eleitores um pacote de novos benefícios com objetivos claramente eleitoreiros. Os economistas concordam que essa festa nos cofres públicos é uma armadilha fiscal que tende deteriorar as condições econômicas do País. A pergunta é: ela será suficiente para que o presidente Bolsonaro tenha mais chances na corrida eleitoral?
O cientista político Antônio Lavareda que esteve no elenco do programa Segunda Chamada, no canal MyNews, (vídeo abaixo), acha que não será suficiente. Para Lavareda, o conjunto de medidas, a PEC mais emendas do relator, ajudarão sobretudo a produzir uma taxa elevada de reeleição dos atuais membros do Congresso Nacional disputando eleição e em segundo lugar vão impactar as pesquisas eleitorais favoravelmente ao presidente Bolsonaro. “Mas mas não terá uma importância decisiva”, diz ele. “Vai ser necessário produzir novos fatos sobretudo no enfrentamento da inflação e dos demais problemas econômicos do País para que o presidente possa de fato ser mais competitivo e aspirar uma vitória sobre o ex-presidente Lula”, acredita.
Lavareda explica que é muito difícil que uma distribuição de recursos nesse volume, nesse momento difícil na vida do País e das pessoas, não produza efeito. São recursos necessários. Isso ninguém contesta, mesmo aqueles que votaram contra. O ponto é o momento que chega e a data parta acabar, após as eleições. Vamos lembrar que o índice de miséria calculado por uma equipe da Universidade Federal do Rio e coordenado pelo João Saboya, professor emérito desta universidade, mostra que o número de miséria no Brasil evoluiu no ano passado 60% em relação ao nível anterior. É um índice computado levando em conta o tamanho da pobreza extrema, do endividamento, a inflação e as taxas de desemprego. “É muito difícil que neste contexto uma distribuição de mais de 40 bilhões de reais não tenha efeitos eleitorais”, diz Lavareda.
Em primeiro lugar ela beneficiará os atuais detentores de mandatos no Congresso. ” Somados, o orçamento secreto, as emendas do relator e essa PEC constituem na verdade um pacote de reeleição”. Essa PEC chega a menos de 90 dias das eleições. “Um momento tardio e em segundo lugar a forma explicita de ter um interesse meramente eleitoral mostra que não há solidariedade para com as pessoas mais pobres, as pessoas miseráveis do país. O tempo todo o propósito eleitoral é colocado de forma escancarada”, conclui Lavareda
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR