Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

ELEIÇÕES 2022

Genial/Quaest na Bahia: ACM Neto tem vantagem para governo e Lula venceria no estado no 1º turno

Em segundo lugar na disputa para o governo baiano está o petista Jerônimo Rodrigues.

por Redação em 18/05/22 12:17

Antonio Carlos Magalhães, conhecido como ACM Neto, pode ser favorito ao governo baiano em 2022. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem uma ampla vantagem na corrida estadual. É o que mostra a pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (18).

LEIA TAMBÉM:

ACM Neto pontua com 67% de intenções de voto e no segundo lugar está Jerônimo Rodrigues (PT) que tem 6%. Depois dele vem o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) com 5%. Os dados são da pesquisa estimulada da Genial/Quaest, aquela em que a pergunta sobre a intenção de voto vem acompanhada da indicação de quais candidatos podem concorrer às eleições.

No cenário sem João Roma, ACM Neto chega a 70% dos votos, e Jerônimo Rodrigues, 8%. Num segundo turno, ACM teria 73% das intenções de voto, e o adversário petista, 11%.

Jerônimo Rodrigues é ex-secretário estadual de educação da atual gestão do governador Rui Costa (PT). O governo de Costa é bem avaliado: 46% das pessoas o consideram positivo.

Na pesquisa espontânea, sem informar às pessoas quem já sinalizou intenção de concorrer ao governo, 74% das pessoas se disseram indecisas. Neste enquadramento, ACM Neto tem 13% dos votos, mais do que a soma dos outros candidatos juntos. Essa indecisão faz sentido quando vemos a disposição dos eleitores baianos a mudar a escolha diante das alianças nacionais.

De acordo com o levantamento, 46% dos eleitores mudariam o voto diante do apoio expresso de Lula a algum candidato. Bolsonaro não é um bom cabo eleitoral no estado: somente 15% dos entrevistados mudaria o voto a favor do presidente.

E não é à toa. Em relação à escolha para o Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula venceria Bolsonaro na Bahia ainda no primeiro turno, por 63% contra 17%.

A Genial/Quaest entrevistou 1.140 pessoas entre 13 e 16 de maio. A margem de erro é 2,9 pontos percentuais e a confiança é de 85%.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR