Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

radicalização

“Golpe já está em curso”, diz sociólogo Renato Sérgio de Lima

Grupos de apoio a Bolsonaro têm convocado protestos com declarações antidemocráticas, inclusive de forças policiais

por Hermínio Bernardo em 23/08/21 20:06

O sociólogo e presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima avalia que já há um golpe em curso contra as instituições democráticas. Ele declarou que há um processo de radicalização da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em entrevista ao Jornal do MyNews, Renato Sérgio Lima disse que o golpe contra as instituições democráticas está acontecendo.

Sociólogo Renato Sérgio de Lima analisa golpe às instituições democráticas
Sociólogo Renato Sérgio de Lima analisa ataque às instituições democráticas do país/Imagem: Reprodução da Internet/Canal MyNews

“O golpe já está sendo tentado, o golpe já está em curso. A tentativa de cooptação e o assédio que o bolsonarismo faz junto às forças policiais já seria a segunda etapa desse golpe, que é explicitar a fragilidade das instituições e, portanto, romper com a democracia. Não é algo que vai acontecer a partir de 7 de setembro; está acontecendo há algum tempo. E agora é a hora de cooptar o policial para um projeto autoritário e radicalizado. As instituições ainda têm tempo de barrar isso e fazer com que esse golpe não seja exitoso, mas cada vez mais o caminho se estreita”, afirmou.

O sociólogo também analisou a decisão do governador de São Paulo, João Doria, de afastar o coronel da ativa Aleksander Lacerda. O militar estava promovendo manifestações políticas a favor de Bolsonaro através das redes sociais. As postagens tinham conteúdo antidemocrático e inconstitucional.

Renato Sérgio de Lima destacou que o coronel ocupava um cargo estratégico e de confiança dentro da Polícia Militar de São Paulo.

“É importante destacar que o afastamento do coronel não é a demissão. Ele vai responder um processo administrativo, vai ter seu direito de defesa e vai ser avaliado quais foram as faltas. O comando é posto político e estratégico, de confiança. Tanto que ele é nomeado por decreto do governador. Ele [Doria] retirou o coronel do comando e disse ‘não, aqui política não pode se confundir com polícia’”, explicou.

Veja a íntegra do Jornal do MyNews, com apresentação de Myrian Clark e Hermínio Bernardo. De segunda a sexta, a partir das 18h40, no Canal MyNews

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR