TODOS DE PÉ

Jair Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional de Haia

Advogados, juízes e ecologistas estrangeiros alegam que presidente Jair Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade e destruiu a Amazônia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sob o lema “O Planeta contra Bolsonaro” um grupo de ambientalistas, ex-juízes e cientistas levaram nesta terça (12) uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Tribunal Internacional de Haia por crimes contra a humanidade. A iniciativa é liderada pelo grupo “All Rise”, expressão dita pelo meirinho ao anunciar a entrada do juiz no recinto do tribunal, que significa “Todos de pé”!

O jornalista Jamil Chade, há mais de 20 anos correspondente em Genebra, cobrindo diplomacia, política e organizações internacionais, explicou essa iniciativa em entrevista ao Almoço do MyNews.

“Essa é uma denúncia muito importante. O presidente Jair Bolsonaro já foi alvo de cinco outras denúncias, mas todas elas feitas por entidades brasileiras. Sem desmerecer estes organismos, este era um problema doméstico nosso. Agora, pela primeira vez, temos uma denúncia apresentada no tribunal por entidades estrangeiras. Essa denúncia não é por conta da pandemia ou dos povos indígenas, mas pelo desmatamento da Amazônia. As entidades ligam o desmatamento da Amazônia a crimes contra a humanidade. E, além disso, também temos o fato de um ex-juiz do Tribunal Penal Internacional ser um dos signatários da petição”, disse Chade.

Presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento na Assembleia Geral da ONU de 2021.
Jair Bolsonaro foi denunciado por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional de Haia/Foto: Reprodução (MyNews)

Nesta primeira etapa, a procuradoria vai avaliar se a denúncia é válida, antes mesmo de abrir um processo preliminar de investigação. As bases dos argumentos da denúncia foram feitas com dados científicos. Os especialistas que denunciam Bolsonaro querem deixar claro que não se trata de uma iniciativa política.

Eles alegam que as ações do presidente do Brasil são um amplo e sistemático ataque à Amazônia, suas dependências e seus defensores. O que resulta não apenas na perseguição, assassinato e sofrimento de brasileiros, mas também um prejuízo para o mundo todo.

O caso foi apresentado nesta terça (12), às vésperas da Cúpula do Clima (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia, quando o Brasil deve ser colocado sob pressão pela comunidade internacional. Espera-se a cobrança de medidas de redução do desmatamento e emissões de carbono. Aqui no Brasil, o Observatório do Clima assinou uma carta em apoio à iniciativa do grupo comandado pela “All Rise”.

Jamil Chade estreia programa no Canal MyNews no próximo dia 5 de novembro, diretamente de Genebra

Jamil Chade também aproveitou para anunciar a estreia do programa Cruzando Fronteiras, no dia 5 de novembro, no Canal MyNews. O Cruzando Fronteiras vai ao ar todas às sextas, às 10 horas da manhã (horário de Brasília), e será apresentado diretamente da sede da Organização das Nações Unidas em Genebra, na Suíça.

Jornalista Jamil Chade - Canal MyNews Portugal
Jamil Chade comandará o Cruzando Fronteiras, diretamente da sede da ONU em Genebra-Suíça/Foto: Canal MyNews/Divulgação

“Vamos tentar entender o mundo, essa situação internacional que nos toca diretamente, e falar de todos bastidores da diplomacia. Política externa é política pública, é política doméstica. Não vamos falar de coisas distantes, vamos falar do nosso próprio país”, destacou. O Cruzando Fronteiras faz parte das novidades do escritório do Canal MyNews em Portugal – que começou a funcionar no mês de setembro.

A primeira parceria do MyNews em Portugal foi anunciada no mês de setembro/2021, com a Editora Almedina – editora portuguesa líder da área jurídica e uma das maiores do país nos segmentos de ficção e não-ficção, adulto e infantil. O MyNews e a Almedina vão criar um hub de lusofonia, integrando os países que falam a língua portuguesa, com publicações e coleções especiais e também a criação de uma plataforma de cursos online, em diferentes áreas.

Saiba mais sobre a denúncia feita por entidades internacionais contra Jair Bolsonaro no Tribunal de Haia, no Almoço do MyNews, no Canal MyNews

Relacionadas
PEDIDO DE EXTRADIÇÃO
Pedido foi feito pela Polícia Federal, para evitar que Allan dos Santos interfira nas investigações sobre os atos antidemocráticos e o inquérito das fake news
CPI DA PANDEMIA
Depoimentos representaram algumas das histórias dramáticas vividas pelas famílias dos mais de 600 mil mortos pela Covid-19 no Brasil
IMPOSTOS
Chefes dos Executivos estaduais apostam na construção da imagem de Pacheco como candidato em 2022 para impedir alíquota única do tributo
REAÇÃO
“Safados”, “vagabundos” e “pedófilos” foram os adjetivos utilizados pelo parlamentar
NOVOS RUMOS
Contarato disse que se identifica com o PT, mas também está conversando com lideranças do PSB e do PDT para decidir novo caminho partidário
LEVANTAMENTO
Pesquisa do portal Poder 360º mostra que Bolsonaro pode ter se beneficiado de fase de armistício com o Poder Judiciário, avalia o jornalista Fernando Rodrigues
Inscreva-se na newsletter

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.