Ministro já havia autorizado a defesa do ex-presidente Lula a ter acesso aos diálogos
por Hermínio Bernardo em 01/02/21 15:32
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou a retirada do sigilo das conversas envolvendo o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da operação Lava-jato.
As mensagens fazem parte da operação Spoofing, que prendeu suspeitos de invadirem celulares de autoridades, entre elas Moro e integrantes da Lava-jato em Curitiba.
A defesa do ex-presidente Lula teve acesso à íntegra dos diálogos após determinação de Lewandowski na semana passada. Os advogados de Lula fizeram o pedido ao STF depois que a Polícia Federal não entregou o material como havia sido determinado.
Um grupo de procuradores da República pediu na semana passada que Lewandowski reconsidere a decisão.
Os integrantes do Ministério Público – entre eles, o ex-coordenador da Lava-jato Deltan Dallagnol – pediram que a defesa de Lula seja obrigada a devolver as mensagens e impedida de usá-las.
Uma parte do conteúdo foi revelada na última sexta-feira (29) pela revista Veja.
As conversas mostram que Moro e Deltan discutiram detalhes do processo, de como as acusações seriam apresentadas. Uma das discussões envolve o depoimento do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. Deltan pediu para que Moro impedisse o empreiteiro de falar sobre fatos alheios ao processo. Isso porque a defesa queria que ele fosse ouvido em uma ação que não envolvia o ex-presidente Lula, mas sim o ex-senador Gim Argello, do PTB.
Em outra conversa, Moro lembra Deltan que a Procuradoria precisa se manifestar e cobra a apresentação de uma denúncia. Eles também combinam um encontro para debater a apreensão de celulares e também discutem a prisão do ex-presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha.
O vazamento das conversas entre o ex-juiz e o procurador já havia ocorrido em uma série de reportagens do portal The Intercept, que ficou conhecida como ‘Vaza-jato’. A defesa de Lula pretende usar as mensagens para reforçar a tese de que Moro foi parcial no julgamento do caso do triplex no Guarujá. Lula foi condenado a 9 anos e meio de prisão.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR