Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Presidência da CCJ

Longe dos holofotes, Bia Kicis diminui resistência no STF

Indicação à CCJ havia gerado reação dos ministros da Corte, alvo de ataques da deputada nas redes sociais

por Juliana Braga em 01/03/21 11:43

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) entendeu o recado, fez o dever de casa e, aos poucos, consegue diminuir a resistência ao seu nome para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ainda não é consenso, mas ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiam a mudança de postura da parlamentar e afirmam não se opor à indicação caso ela permaneça sem atacar o Judiciário.

Deputada Bia Kicis (PSL-DF) em pronunciamento durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News.
Deputada Bia Kicis (PSL-DF) em pronunciamento durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News. Foto: Geraldo Magela (Agência Senado).

A indicação de Bia Kicis foi negociada pelo PSL na esteira dos acertos da Mesa Diretora da Câmara. O grupo ligado ao presidente Jair Bolsonaro no partido abriu mão de um assento em troca da presidência da CCJ. A escolha gerou reação entre os próprios deputados e, sobretudo, entre os ministros do STF, alvos de ataques de Bia Kicis nas redes sociais. Ela é uma das investigadas nos inquéritos das Fake News e dos atos antidemocráticos e, como presidente do colegiado, terá entre suas tarefas representar os deputados nos assuntos relacionados ao Judiciário.

Um dos que já não vê problemas na indicação de Bia Kicis é Dias Toffoli, que mandou abrir o inquérito das Fake News. Ele destacou a mudança de postura da parlamentar. Quando era presidente do STF, Toffoli não mantinha interlocução com o presidente da CCJ e falava diretamente com os presidentes da Câmara e Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre à época.

O atual presidente da Corte, Luiz Fux, no entanto, ainda não vê com bons olhos a indicação. Mas Bia Kicis não pretende fazer um esforço extra para convencê-lo. Até o momento não solicitou audiências ou mesmo uma conversa por telefone com o magistrado.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR