Política

POLÍTICA

Lula coloca braço direito de Dino como interino no GSI

Ricardo Cappelli foi interventor federal na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal depois das invasões golpistas ao prédio dos poderes

por Afonso Marangoni em 20/04/23 01:30

A Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto (Secom) divulgou na noite desta quarta-feira, 19, que o presidente Lula (PT) convidou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para assumir a secretaria-executiva do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após a saída do ministro Gonçalves Dias. Segundo a Secom, Cappelli responderá pelo GSI durante os próximos dias, “até posterior definição”.

Gonçalves Dias pediu demissão do cargo depois de a CNN Brasil divulgar vídeos de câmeras de segurança em que ele aparece circulando no Planalto durante a invasão golpista. À TV Globo, o agora ex-ministro disse que estava no local para retirar os invasores golpistas. “Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º”, afirmou.

Jornalista de formação, Cappelli é nome de confiança do ministro do da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e foi interventor federal na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal depois dos ataques golpistas às sedes dos três poderes. Ele ficou no posto até 31 de janeiro e depois voltou a ser o número dois do Ministério da Justiça.

“O presidente da República decidiu que, juntamente com o afastamento do general G. Dias, haverá o afastamento do secretário-executivo do GSI”, disse a jornalistas o ministro da Secom, Paulo Pimenta. Ele informou que Lula “entendeu que era importante” que um substituto fosse escolhido “imediatamente”. A nomeação de Cappelli será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Em janeiro, Cappelli participou do programa Confraria do Brito, do MyNews, e, entre outros temas, fez um panorama do período em que comandou a segurança pública do Distrito Federal.

Acompanhe a entrevista:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR