Advogado de Lula durante a operação Lava-Jato, Zanin é indicado a ocupar vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski
por Larissa Ferreira em 02/06/23 15:06
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para a 11ª cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). O nome de Zanin foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), mas ainda terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para poder assumir a vaga que surgiu devido à aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
A escolha do advogado já era esperada desde a chegada de Lula ao Planalto, visto que o presidente admitiu que poderia indicar seu defensor no processo da operação Lava-Jato. Na última quarta-feira, em uma reunião composta por Lula, Zanin, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, a decisão final foi tomada.
A sabatina de Zanin não tem prazo definido para acontecer. Após esta etapa, a indicação precisará passar por votação no Senado onde, para ser aprovada, precisará do aval de maioria absoluta de 41 votos a favor.
Caso seja aprovado, Zanin será o terceiro ministro escolhido por Lula a exercer a função de ministro do STF. Além dele, também foram indicados pelo atual presidente, os ministros Carmem Lúcia, indicada e empossada em 2006, primeiro mandato, e Dias Toffoli, em 2009, segundo mandato. O ministro aposentado por atingir a idade de 75 anos, Ricardo Lewandowski, também tinha sido escolhido por Lula em março de 2006.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR