Estudo divulgado nesta sexta-feira (25) apontou que ex-presidente Lula segue como nome com maior intenção de votos, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
por Suzana Souza, Vinícius Lucena em 25/02/22 15:21
Em nova pesquisa do Datafolha, ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial de 2022. Foto: Ricardo Stuckert (Agência PT).
Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou que o ex-presidente Lula mantém a liderança em relação aos outros pré-candidatos à presidência. O petista tem 43% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro (PL), que soma 26%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam dentro da margem de erro, com 8% e 7%, respectivamente.
Na pesquisa espontânea, as variações também aconteceram dentro da margem de erro. Lula foi citado por 35% dos entrevistados, enquanto o presidente Bolsonaro foi mencionado por 25% das pessoas. Moro e Ciro foram citados por 4% e João Doria (PSDB) por 1%. Felipe D’ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) não pontuaram.
LEIA TAMBÉM:
O estudo também aferiu a probabilidade de voto dos entrevistados. Nesse quesito, Bolsonaro é o pré-candidato com maior rejeição: 62% “não votariam de jeito nenhum” no atual chefe do executivo. Sobre Lula, 43% dos entrevistados afirmaram que votariam “com certeza”.
De acordo com o Ipespe, a metodologia utilizada pelo instituto foi entrevistas via telefone com mil pessoas entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022. Participaram eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.
A margem de erro máxima estipulada pelo instituto foi de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A interpretação é que a cada 100 pesquisas realizadas, pelo menos 95 apontariam resultados dentro da margem estipulada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O estudo também questionou a percepção dos eleitores sobre o desempenho do governo Bolsonaro. Nesse parâmetro, 53% dos entrevistaram disseram considerar a atual gestão federal como ruim ou péssima, 25% acreditam que seja ótimo ou bom e 21% consideram regular. Um percentual de 1% dos entrevistados disse não saber ou não querer responder à pergunta.
Já a reprovação do governo teve um índice mais alto: 63% das pessoas informaram que desaprovam o governo Bolsonaro 31%. Outros disseram aprovam e 6% não sabem ou não responderam à questão.
Quando perguntados sobre a atuação do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia da Covid-19, 56% dos entrevistados disseram considerar como ruim ou péssima, 25% como ótima ou boa e 19% como regular. Outro 1% não soube ou não quis avaliar.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR