Política

ELEIÇÕES 2022

Lula visita o Nordeste em busca de fortalecer as bases e firmar alianças

Lula visitará seis estados da Região onde tem maior popularidade, fazendo contatos políticos e buscando alianças para as eleições de 2022. A viagem começa por Pernambuco, neste domingo

por Juliana Cavalcanti em 28/09/21 11:58

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá deste domingo (15) até o dia 26 de agosto uma agenda de viagens pela região Nordeste. Lula visitará seis estados da Região onde tem maior popularidade, fazendo contatos políticos e buscando alianças para a as eleições de 2022. A viagem começa por Pernambuco, onde haverá reuniões com aliados e um jantar com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual).

Na segunda, o ex-presidente deve visitar um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e se reunir com lideranças dos movimentos sociais. Na terça, segue para o Piauí, onde também passará dois dias.

Em seguida, a programação inclui o Maranhão, o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Bahia. Entre os temas da agenda de Lula aparecem medidas para combater a fome no país, o desenvolvimento regional do Nordeste e a vacinação contra a Covid-19. A agenda do ex-presidente não prevê eventos públicos, para evitar aglomeração de pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus.

A Região Nordeste é onde o ex-presidente tem as maiores intenções de voto nas pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais de 2022 e onde o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), tem a maior rejeição. Segundo a última pesquisa de intenção de votos realizada pelo Datafolha e divulgada em 9 de julho, Lula apareceu com 64% das intenções de voto no Nordeste, enquanto Bolsonaro apareceu com 16%. A rejeição de Bolsonaro também é grande entre os eleitores nordestinos: nada menos que 70% das pessoas entrevistadas disseram que não votariam em Bolsonaro numa candidatura à reeleição em 2022.

O Nordeste deve ser uma importante região de disputa no próximo pleito e as alianças firmadas com os partidos que lideram os governos estaduais na região devem pesar no cenário político. Entre os principais aliados, o PT espera contar com o apoio do PSB – que ainda mostra-se dividido entre fazer uma aliança, apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT), ou seguir com um nome próprio na disputa presidencial. A viagem deve favorecer diálogos com as lideranças do PSB, como o governador Paulo Câmara (Pernambuco); o prefeito do Recife, João Campos, e sua mãe, Renata Campos, além do governador do Maranhão, Flávio Dino.

Bolsonaro também aumentou programação de viagens ao Nordeste

A tendência é que Jair Bolsonaro também aumente o número de viagens ao Nordeste. Na última semana, o presidente visitou Juazeiro do Norte, no Ceará, onde entregou quase 2,8 mil casas populares. No mês de maio, Bolsonaro já havia ido a Alagoas, também para realizar entrega de casas e inaugurar um complexo rodoviário, na BR-316. Na mesma viagem, esteve no Piauí, onde inaugurou uma ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-235, ligando o estado ao Maranhão.

Além da entrega de obras, a reformulação do programa Bolsa Família – que foi enviada na última semana ao Congresso Nacional com o nome de Auxílio Brasil, pode ter influência para melhorar a imagem de Jair Bolsonaro entre a população mais pobre do Nordeste. A região representa quase 50% dos cadastros no programa Bolsa Família. A proposta, entretanto, ainda não tem dotação orçamentária e precisa ser aprovada pelo congresso.

Bolsonaro também tem entregado diversas obras na região – muitas iniciadas nos governos Lula (2003-2011) e Dilma Rousseff (2011-2016). A paternidade, ou maternidade, de algumas obras deve também ser um ponto de disputa nas narrativas das próximas eleições – aproximando ou afastando apoios e eleitores. Uma costura com diversos políticos nordestinos que hoje estão alinhados ao chamado centrão e que têm dado apoio a Bolsonaro também deve influenciar as intenções de voto para 2022.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR