Política

ELEIÇÕES

Mandetta vai jantar com Moro e aposta em ex-juiz como fator novo em 2022

Ex-ministros devem se encontrar nesta quarta-feira (29). Para Mandetta, jogo para as eleições do ano que vem ainda está em aberto

por Juliana Cavalcanti em 28/09/21 19:14

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse que vai jantar com o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro nesta quarta (29). A afirmação foi feita durante participação no programa Segunda Chamada, do Canal MyNews. Mandetta e Moro são sempre lembrados como possibilidade de liderarem uma chapa majoritária para concorrer à Presidência da República em 2022, no que o ex-ministro da Saúde prefere chamar de “melhor via” e não de terceira via.

Logo no início do programa, Mandetta levantou vários nomes que vêm sendo citados como possibilidades para a terceira via, entre eles, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Simone Tebet (MDB-MS). “Figuras que estão ocultas neste momento podem surpreender com candidaturas. Eu não sei, por exemplo, o Sérgio Moro o que vai fazer. Ele não é filiado a nenhum partido político, não dialoga com a classe política e pode ser um fator nesta eleição. Amoedo (Novo) junto com Moro? Eu não sei o que pode vir, se pode vir uma decisão de candidatura”, levantou Mandetta sobre o ex-colega de ministério no governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Luiz Henrique Mandetta no Segunda Chamada
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) revelou que vai jantar com o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro nesta quarta (29)/Imagem: Reprodução/Canal MyNews

Em tom de brincadeira, após ouvir sugestões de nomes para possíveis formações de chapa com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta disse que tudo depende da formação da nova legenda que está sendo articulada entre o DEM e o PSL. Para ele, é natural que ocorram várias fusões partidárias após o fim da possibilidade de realizar coligações partidárias para candidaturas proporcionais. “É algo que eu já falo desde 2017, que o Brasil não vai ter mais do que oito ou nove partidos porque é o tamanho do escopo ideológico que existe no país”, pontuou.

Possível candidatura de Mandetta depende de negociação com nova legenda formada pela união entre DEM e PSL

O ex-ministro já havia considerado que o debate sobre 2022 está sendo antecipado e que ele acredita que a conjuntura política ainda pode mudar bastante até o fechamento da janela para mudança partidária, em abril do ano que vem. “Acho que tudo ainda está no campo da especulação. Nesse partido que está vindo agora tem gente que não quer nem ouvir falar em candidatura nacional. Quer se candidatar nos estados e que esse partido seja congressual e não propositivo. Então vou ter que superar ainda este debate ali dentro para saber como esse campo ideológico vai se colocar”, argumentou.

Segundo Mandetta, apesar de ser amigo pessoal de Ciro Gomes, existem “distâncias muito grandes” entre eles, especialmente em relação ao papel do estado e ao combate do deficit público. “Ele tem uma visão de estado como muito mais locomotiva de capitalismo para com o gasto público, o que nos afasta muito na parte econômica. Mas ele tem que trabalhar, a gente está num outro cenário, a pandemia prejudicou ainda mais as contas públicas. Tem algumas coisas no raciocínio dele que são interessantes, mas a gente teria que estressar muito essa parte”, pontuou.

Já sobre o PSDB, Mandetta disse preferir aguardar até o final das prévias do partido para ver quem sairá vencedor: o governador de São Paulo, João Dória, ou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Mas a conversa com Bruno Araújo (PE), que está sentado à mesa conosco, é de sim sentar à mesa com aquilo que lá no começo eu comecei a falar: quem quer apoio tem que se predispor a apoiar. Essa é a senha para sentar na mesa”.

Veja a entrevista completa com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Segunda Chamada

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR