Política

No início da pandemia

Michelle Bolsonaro pediu à Caixa liberação de empréstimo emergencial para amigos

Primeira-dama é apontada como intermediaria em esquema de inclusão de empresas amigas no programa emergencial de subsídios. Mulher de Bolsonaro chegou a conversar diretamente com o presidente da Caixa

por Vitor Hugo Gonçalves em 01/10/21 15:02

O gabinete da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, foi responsável por enviar à Caixa Econômica Federal, ainda no início da pandemia de covid-19, pedidos via e-mail para que o banco incluísse empresas e pessoas próximas à família presidencial no programa emergencial de subsídios que prometia distribuir para o setor empresarial alguns bilhões de reais a juros baixos e em condições facilitadas. A informação foi revelada com exclusividade pela revista ‘Crusoé’ nesta sexta-feira (1º).

Primeira-dama Michelle Bolsonaro ao lado do marido e presidente da República Jair Bolsonaro
Primeira-dama Michelle Bolsonaro ao lado do marido e presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

De acordo com a reportagem, os assessores de Michelle teriam atuado como despachantes para agilizar a aprovação das companhias bolsonaristas. Em uma das oportunidades, a mulher do mandatário chegou a falar sobre o assunto diretamente com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A revista divulgou uma troca de mensagens em que a assessora especial de Michelle afirmou que “a pedido da sra. Michelle Bolsonaro e conforme conversa telefônica entre ela e o presidente Pedro, encaminhamos os documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado crédito a juros baixos”.

Após Guimarães encaminhar as exigências da primeira-dama para uma agência em Taguatinga (DF), o sistema de controle do próprio banco identificou a movimentação anormal, fator que levou à instauração de uma investigação interna – praticamente todas as demandas de Michelle foram atendidas.

No sistema da filial brasiliense onde os pedidos foram submetidos, foi localizado uma pasta denominada “Indicações”, que continha todas as solicitações enviadas pela diretoria da Caixa baseadas nas instruções de Michelle.

Auxílio para os amigos

Entre os contemplados pelo programa estão o florista que atende a mulher de Bolsonaro, a confeiteira que fornece doces e bolos para festas no Palácio do Planalto, a cabeleireira da primeira-dama e um promoter responsável pelas recepções para os integrantes da Corte, além de marcas de roupa que foram divulgadas pela família Bolsonaro nas redes sociais.

Um dos processos aprovados, por exemplo, consta no nome “Luiza Coiffeur”. Um dos sócios do salão de beleza, Waldemar Caetano Filho, disse que “o contato com a primeira-dama foi fundamental. É o famoso QI [quem indica] que fala, não é!? Foi uma parceria com a primeira-dama, ela que deu a força final. Foi a Maria Amélia, amiga da gente, que conseguiu com a primeira-dama. Precisei ir uma vez só na Caixa. Foi fácil conseguir”.

A referida Maria Amélia, confeiteira e amiga próxima da família do presidente, também recebeu um empréstimo da instituição financeira, avaliado em R$ 518 mil.

Outra indicação da primeira-dama foi o florista Rodrigo Resende, dono de uma floricultura em Brasília; a loja de roupas Derela Modas, que tem parceria com Michelle; a rede de óticas de Márcia Barros de Matos; Márcia Barros, que divide a sociedade de um brechó com uma assessora da ministra Damares; o empresário Robson Lemos, o dono de uma empresa de eventos com sede no Clube do Exército de Brasília.

Os citados foram contactados pelo veículo e negaram todas as acusações. Em nota à ‘Crusoé’, a Caixa alega que “em todas as suas linhas passa por rigoroso processo de governança, compliance e análise de riscos independente. No caso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, anteriormente à análise de crédito dos bancos operadores do programa, há uma avaliação de enquadramento por parte da Receita Federal, que notifica as empresas validadas”.

Já o gabinete da primeira-dama preferiu não se pronunciar.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR