Ministério da Saúde enviou metade dos respiradores solicitados, diz governadora do RN Crise sanitária

Ministério da Saúde enviou metade dos respiradores solicitados, diz governadora do RN


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou em entrevista ao Almoço do MyNews que solicitou 20 respiradores ao Ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello. Todavia, foram recebidos apenas das 10 unidades do equipamento vital para enfrentar a pandemia.

O Governo Federal enviou outros equipamentos solicitados pelo Estado, mas Bezerra destaca que pedidos mais complexos, como por bombas de infusão, não foram atendidos.

Com 172.283 casos e 3.737 mortes por covid-19, o Estado potiguar tem hoje uma fila 80 pessoas esperando uma vaga de UTI e uma taxa média de ocupação dos leitos em 94%, informa a governadora. Para lidar com o aumento dos casos, foi decretado um toque de recolher das 20 horas às 6 da manhã. Nos domingos, o toque de recolher dura o dia todo. Estão previstas exceções apenas para os serviços considerados essenciais.

“Cada vez mais fica nítido não só a ausência de uma estratégia nacional unificada, que nunca houve, de uma coordenação que nunca houve. Mas o mais grave foi o presidente com essa postura negacionista que ele adotou, ou seja, na verdade, torna o enfrentamento à pandemia no Brasil cada vez mais doloroso”, afirma Bezerra. “[Bolsonaro] debocha do uso da máscara, incentiva aglomeração, ainda acha pouco, fica receitando cloroquina.”

Relacionados