Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

REDE SOCIAL

Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil

Decisão do ministro do STF sobre bloqueio do Telegram foi assinada na quinta-feira (17) e divulgada nesta sexta-feira (18). Provedores de internet e plataformas digitais devem suspender acesso ao aplicativo.

por Redação em 18/03/22 15:43

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio do Telegram no Brasil. Provedores de internet e plataformas digitais devem suspender o acesso ao aplicativo. A decisão aconteceu na quinta-feira (17) e foi divulgada nesta sexta-feira (18).

De acordo com informações do portal de notícias G1, a determinação de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que apontou ao STF que o aplicativo de troca instantânea de mensagens é “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”.

Na decisão, Moraes reitera o histórico de não colaboração da plataforma com a Justiça Brasileira. Caso a determinação não seja cumprida, as empresas ficam sujeitas à multa diária de R$ 100 mil.

A discussão do uso da plataforma russa de comunicação no país já é antiga, já que a rede social foi apontada como um dos meios pelos quais desinformações são encaminhadas em massa. Dentro do Projeto de Lei que regulamenta a disseminação das fake news, não há menção direta sobre o Telegram, mas a rede não possui representante legal no Brasil e não respondeu a solicitações anteriores feitas pelo STF e pelo  Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O MyNews já mostrou o uso do Telegram por grupos antivacina e por foragidos da Polícia Federal, como o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. No dia 25 de fevereiro, Moraes, pediu o bloqueio do canal de Santos do app de mensagens e fixou multa de R$ 100 mil por cada dia em que não houvesse o banimento para esse caso em específico. O Telegram efetuou o bloqueio da conta verificada do bolsonarista, mas já há outra criada que se diz a “oficial”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR