Carlos Alberto França foi escolhido por Bolsonaro para cargo de Ernesto Araújo. Chanceler foi trocado após desgastes e pressão
por Hermínio Bernardo em 01/04/21 12:30
A troca no comando do Itamaraty não deve causar mudanças na formulação da política externa brasileira. A avaliação é do professor de relações Institucionais da Universidade Mackenzie Brasília Márcio Coimbra.
No Café do MyNews, o professor que já foi diretor da APEX, a agência de promoção de exportações do governo federal, explica que quem formula a política externa do país é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O chanceler segue as orientações para implementar essas ideias e posicionamentos.
“A gente não pode esperar grandes mudanças deste novo chanceler, porque ele simplesmente vai continuar operando do presidente Jair Bolsonaro. Na Saúde, quando a gente viu a troca do ministro, nós vimos que o presidente não trocou suas ideias. Nas relações exteriores, acontece a mesma coisa”, analisa Coimbra.
O professor explica ainda que, além de Bolsonaro, os principais formuladores da política externa no governo Bolsonaro são o filho do presidente o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o assessor especial da Presidência, Filipe Martins.
“Um dos formuladores é o assessor da Presidência Filipe Martins, que gerou todo aquele incômodo no Senado fazendo sinais de supremacia branca. Essa pessoa continua no Palácio do Planalto, ou seja, a formulação da política externa é a mesma, apenas a condução e a operação de como ela vai ser feita muda. Então, não podemos esperar mudanças de rumo”, disse.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR