Política

Acusação

Novo diz que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade e apoia impeachment

Partido diz que o presidente foi omisso e teve “péssimas ações” na condução da pandemia e fala em “forte suspeita” de corrupção

por Redação em 05/07/21 15:20

O Partido Novo emitiu nota nesta segunda-feira (5) em que afirma que Jair Bolsonaro (sem partido) “cometeu diversos crimes de responsabilidade” e apoia a abertura do processo de impeachment. O texto destaca “alguns dos potenciais principais crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente”.

“Bolsonaro negou a gravidade da covid-19, boicotou e debochou das medidas básicas, estimulou aglomerações, recomendou remédios sem eficácia comprovada, disseminou desinformação sobre as vacinas e nada fez para conter a pandemia”, afirma a nota.

Para o Novo, houve “omissões e péssimas ações na gestão da pandemia, sobretudo no descaso com a aquisição das vacinas” e o governo federal atuou “contra o consenso científico”. A nota destaca as descobertas da CPI da Pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro em evento da Marinha. Foto: Isac Nóbrega/PR/Fotos Públicas
O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão em evento da Marinha. Foto: Isac Nóbrega/PR/Fotos Públicas

Ainda de acordo com o partido, há “fortes indícios de prevaricação em denúncia de esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin” e um possível “grande esquema” de desvio de verbas públicas. O depoimento dos irmãos Miranda é citado e a suposta afirmação de Bolsonaro de que o líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), estaria envolvido também é destacada.

O último ponto elencado pelo Novo é a possível interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, episódio que culminou na saída do então ministro Sergio Moro do governo.

“Os crimes de responsabilidade aqui relatados não contemplam todos os já cometidos por Bolsonaro. O presidente notoriamente atua contra instituições do Estado de Direito, participa com frequência de manifestações antidemocráticas, tenta a todo custo descredibilizar o processo eleitoral – até mesmo as eleições de 2018, quando foi eleito para o atual mandato presidencial. Em diversas declarações, Bolsonaro faltou com o decoro exigido do cargo, mentindo deliberadamente, criando polêmicas com outros Poderes e até com outros países, prejudicando nossas relações institucionais e comerciais”, diz o partido na nota, que pode ser conferida na íntegra neste link.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR